Videohisteroscopia Diagnóstica

A vídeohisteroscopia diagnóstica é uma endoscopia do útero, realizada no consultório sem necessidade de anestesia. Permite o diagnóstico de inúmeras doenças que acometem o útero, como: pólipos, miomas, malformações uterinas, sinéquias, câncer de endométrio, espessamentos do endométrio, sangramento uterino anormal, sangramento pós-menopausa, alterações de imagem não esclarecidas à ultrassonografia, desaparecimento do fio do DIU.

A imagem deste exame é real, o médico vê o interior do útero através de instrumentos muito delicados. A imagem é transmitida através de uma micro câmera para um monitor de alta definição, que filma e fotografa o interior da cavidade uterina. Se necessário, pode-se colher material para exames, através de pinças muito delicadas.

O exame dura de 5 a 10 minutos e é praticamente indolor. A paciente pode retomar suas atividades habituais após o seu término.
Somente em 5% dos casos não é possível realizar o exame sem anestesia. Isto ocorre em pacientes onde o acesso ao útero está muito estreito ou é muito tortuoso. Nestes casos, o exame é programado para ser realizado em hospital com anestesia.

A realização da videohisteroscopia diagnóstica evita internações e anestesias desnecessárias.