Incontinência urinária: como lidar com a perda involuntária de urina

Você está lendo sobre Perda de Urina e Incontinência Urinária

A urina escapa quando você tosse ou ri? A vontade de fazer xixi é tão repentina que não dá nem tempo de chegar ao banheiro? Com causas variadas, a incontinência urinária gera constrangimento e pode atingir pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em mulheres com mais de 50 anos.

Há dois tipos principais de incontinência urinária: de esforço, quando há perda involuntária de urina quando a pessoa espirra, tosse ou faz movimentos bruscos; e de urgência, que ocorre em casos de bexiga hiperativa e é caracterizada pela vontade súbita e incontrolável de urinar. Em ambos os casos, o distúrbio acaba limitando atividades diárias e prejudicando a vida social.

A anatomia feminina faz as mulheres serem mais suscetíveis à perda involuntária de urina. “Além disso, fatores como gestação, parto normal e menopausa podem colaborar para o aparecimento do problema nas mulheres”, explica a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope. Com o avanço da idade, a perda natural de colágeno compromete a resistência e elasticidade do assoalho pélvico, musculatura que sustenta a bexiga e outros órgãos do aparelho urinário. Já a gravidez – e também a obesidade – aumenta o peso e, consequentemente, a pressão sobre a bexiga.

Tratamentos para perda de urina

Apesar de frequente em pessoas com mais idade, a incontinência urinária não é um problema definitivo. “Em alguns casos, há tratamentos que possibilitam controlar o escape e se livrar desse desconforto”, diz a Dra. Ivani. É importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e realizar o tratamento adequado. Dependendo da causa e do grau, tratamos a incontinência urinária com medicamentos ou com laser. Em alguns casos, indica a cirurgia. Além disso, mudanças comportamentais como diminuição de ingestão de líquidos diuréticos e exercícios para fortalecer o assoalho pélvico minimizam os sintomas.

A SCOPE Ginecologia cuida da saúde integral da mulher há mais de 30 anos.

Fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Você tem dúvidas em relação a esse tema? Deixe um comentário que iremos responder no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615