Cistos de ovário – Tumores de ovário

Os cistos ovarianos são formações preenchidas por fluído que se desenvolvem nos ovários e afetam mulheres de todas as idades. A maioria dos cistos não causam nenhum sintoma, mas alguns podem acarretar problemas como ruptura, sangramento, torção ou dor. Nesses casos, o tratamento cirúrgico se faz necessário para a remoção do(s) cisto(s).

Sintomas:

Geralmente os cistos ovarianos não produzem sintomas e são encontrados durante exames físicos de rotina ou são vistos por acaso em exames de imagem realizados por outros motivos. No entanto, os seguintes sintomas podem estar presentes:

• Dor abdominal
• Sangramento menstrual irregular
• Sensação de peso ou desconforto no abdômen inferior ou na pelve
• Dor pélvica durante o período menstrual que pode ser sentida na região lombar baixa
• Dor ou pressão ao urinar ou ao evacuar
• Náuseas ou vômitos
• Infertilidade

Diagnóstico:

Os cistos ovarianos funcionais são os mais comuns, geralmente desaparecem sozinhos e, na maioria das vezes, não necessitam de tratamento. Algumas vezes podem crescer e tomar grandes dimensões ou permanecer aumentados por vários meses. Nesses casos devem ser removidos para determinar se são realmente benignos.
Existem cistos não funcionais, mas também benignos, que crescem em demasia e jamais regridem expontaneamente. Acabam por destruir o ovário se não forem retirados, são os endometriomas, cistos mucinosos e teromas ovarianos. São cistos preenchidos por material mais denso e irregular em seu interior, facilmente visualizados e identificados através do ultrassom. Não existe tratamento clínico para estes cistos, que devem ser operados.
Por fim, felizmente infrequentes, existem os tumores malignos que podem ser císticos, sólidos ou mistos (parte sólida, parte cística).
Estes têm crescimento rápido e dão sintomas importantes como dor ou aumento do volume abdominal. Em seu diagnóstico, utilizamos exames de sangue (marcadores tumorais), ultrassom com Doppler e ressonância nuclear magnética.
A videolaparoscopia pode ser utilizada no diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cistos mencionados, incluindo os tumores malignos do ovário.