Cólica Menstrual

O Que é?

A menstruação é normal e mensalmente acompanha a mulher desde seus 12-13 anos até sua entrada na menopausa, na faixa dos 47-52 anos para as brasileiras.

Considera-se normal o aparecimento de cólicas de intensidade leve, por um ou dois dias no início ou no dia que antecede a menstruação.

Metade das mulheres tem cólicas, mas em 10% delas é de grande intensidade.

Chama-se dismenorréia, palavra originada do grego, que significa menstruação difícil.

Além da cólica menstrual outros sintomas como: dor de cabeça, enjoo, vômitos, alterações intestinais, dor lombar, dores nas pernas, cansaço e nervosismo podem antecipar a menstruação constituindo a TPM (tensão pré menstrual) e continuar durante a menstruação interferindo na qualidade de vida destas mulheres.

Por que acontece?

Pode acontecer logo no início das menstruações e é chamada de dismenorréia primária. Existe uma formação de prostaglandinas (substância) que produz contrações uterinas em quantidade elevada e provoca a dor. Isto depende do organismo da mulher é um fator individual.

Por outro lado, a cólica intensa pode surgir mais tardiamente sendo chamada de dismenorréia secundária. Nestes casos, pode estar relacionada a doenças ginecológicas como: infecções, endometriose, miomas, cistos de ovário, tumores, etc.

Como tratar?

Ao ginecologista cabe afastar doenças ginecológicas que podem ser causa das cólicas menstruais. Se encontrarmos alguma doença como: endometriose, miomas, cistos de ovário, infecções, etc, deveremos seguir o tratamento específico da doença para resolver a cólica.

Caso nada de anormal seja encontrado recomenda-se repouso, alimentação leve, calor local, analgésicos e anti-inflamatórios.

Preventivamente recomenda-se sempre aumento dos exercícios físicos, diminuição da ingestão de sal, álcool e cafeína. Com estes cuidados consegue-se eliminar ou diminuir substancialmente a dor.

A visita ao ginecologista é obrigatória para diagnóstico diferencial, afastando doenças graves e orientando a prevenção e controle da dor.