Definição: Primeiramente é importante frisar que o corrimento vaginal pode ter várias causas, ser evitado e facilmente tratado. Hábitos de se vestir no mundo moderno influenciam o surgimento deste mal feminino, assim como a prática sexual desprotegida. Trata-se de uma inflamação dos tecidos vaginais que passam a produzir secreção anormal, com sintomas como o surgimento […]

Definição:

Primeiramente é importante frisar que o corrimento vaginal pode ter várias causas, ser evitado e facilmente tratado. Hábitos de se vestir no mundo moderno influenciam o surgimento deste mal feminino, assim como a prática sexual desprotegida. Trata-se de uma inflamação dos tecidos vaginais que passam a produzir secreção anormal, com sintomas como o surgimento de muco, odores, dor e coceira. O exame clínico e a prevenção são as melhores armas para combatê-lo.

Introdução

Corrimento Vaginal ou Leucorréia é o nome dado a algumas doenças que acometem a mulher desde cedo em sua vida e as causas são diversas.

O sintoma mais evidente da secreção vaginal anormal é o surgimento de muco em grandes quantidades, ou secreção com odor intenso, além da presença de dor, desconforto vaginal e coceira.

As características possuem diferenciais em função da origem da inflamação. Há diferentes causas dessa infecção atribuídas a vários agentes como: bactérias, fungos, protozoários e vírus (herpes). Assim como outras doenças como pólipos cervicais, câncer ou sífilis. Um exame ginecológico bem feito, juntamente com a história clínica detalhada e exames complementares, permitem o diagnóstico adequado.

Quais fatores que contribuem para o surgimento do Corrimento Vaginal?

a) Higiene pessoal e da roupa íntima inadequadas
b) Roupas apertadas podem machucar, traumatizar o tecido da vulva e favorecer o corrimento vaginal
c) Tecidos sintéticos como lycra aumentam a temperatura local e favorecem a proliferação de bactérias. O ideal é utilizar calcinha de algodão, pois tem melhor ventilação.
d) Evitar o uso de amaciantes na lavagem da roupa íntima, sabonetes muito perfumados, papel higiênico perfumado, pois são irritantes. Os sabonetes pouco perfumados, ou neutros, são os mais recomendados, como o de glicerina, por exemplo.
e) Secar bem o corpo todo, inclusive os genitais depois do banho, evitar uso de toalhas e roupas íntimas de outras pessoas.
f) Realizar higiene de forma correta passar o papel higiênico da “frente para trás” ao se enxugar, após fazer xixi ou cocô.
g) Relações sexuais traumáticas, ou com múltiplos parceiros, sem uso de preservativo.

Os Tipos Normais de Secreções da Mulher

A mulher possui uma secreção que se modifica conforme o ciclo menstrual. No meio do ciclo observa-se uma secreção mais gelatinosa, que corresponde à época da ovulação. Anteriormente dessa menstruação, ela se torna mais espessa e corresponde ao aumento da fase pré-menstrual. As secreções são cíclicas, mantem-se de maneira única. Mas quando começa a acontecer uma irritação, as bactérias (habitantes costumeiras das áreas úmidas) prevalecem-se dessa situação.

Sintomas de Contaminação

a) Coceira
b) Inchaço / Ardência / dor local
c) O odor às vezes é muito desagradável
d) Sentir dor durante o ato sexual
e) Aumento da secreção vaginal e mudança de sua coloração, que pode ser amarelada, esverdeada, branca com aspecto de leite “talhado”, sanguinolenta, marrom, etc, variando de acordo com o agente causador.

Candidíase ou Monilíase Vaginal

É um dos mais irritantes corrimentos, pois provoca corrimento espesso, tipo leite talhado e, geralmente, acompanhada de coceira ou irritação intensa. Cândida é o fungo que provoca a candidíase, uma micose.  Aparece em organismos com baixa imunológica ou quando a resistência vaginal está diminuída. Entre os fatores determinantes estão: o uso de antibióticos, gravidez, diabetes, infecções, deficiência imunológica, bem como medicamentos como anticoncepcionais e corticóides.

Às vezes o parceiro aparece com pequenas manchas vermelhas no pênis. O tratamento é feito com antimicóticos, melhora nas condições de higiene e ventilação local, evitar ficar com roupa molhada por muito tempo no verão como piscina ou praia, demorar para tirar o biquíni ao voltar para casa e tomar banho logo são fatores importantes para evitar o aumento desta infecção no verão.

Possivelmente, cerca de 90% das mulheres se infectam pela cândida ao menos uma vez na vida.

Esse tipo de fungo costuma aparecer frequentemente uma semana antes do fluxo menstrual.

Trichomonas Vaginalis

O Trichomonas vaginalis é um corrimento adquirido sexualmente através das relações sexuais ou em contato íntimo com a pessoa contaminada.

Produz corrimento líquido que dá ardor e coceira em menor intensidade que a Cândida, com corrimento liquefeito de coloração amarelada ou esverdeada.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos. No tratamento devem ser usados antibióticos e quimioterápicos, além de ser obrigatório que o parceiro se trate também. Poderia ser evitado com uso de preservativos durante o ato sexual.

Vaginose Bacteriana

É provocado por um desequilíbrio da flora vaginal e proliferação de bactérias, que podem trazer vários sintomas como:

a) Forte e desagradável odor vaginal principalmente durante a menstruação e nas relações sexuais.
b) Ardor vaginal e irritação local intensas
c) Ardor externo ao urinar
d) Corrimento líquido acinzentado ou branco.

Além destes sintomas é importante causa de prematuridade, pois pode provocar rompimento prematuro da bolsa na gravidez. Predispõe a mulher a contrair outros tipos de infecções (HPV, Chlamydea, Neisséria) que podem levar à infecção tubárea, esterilidade e gravidez nas trompas. Não é considerada uma doença sexualmente transmissível, qualquer mulher mesmo sem contato sexual pode contrair este tipo de corrimento.

O tratamento é a base de antibióticos e pode ser estendido ao parceiro. No homem não há sintomas da doença. É diagnosticado pelo exame clínico, exames de laboratório e papanicolau. Pode também ser diagnosticado por um teste químico realizado no próprio consultório médico.

Papiloma Vírus

A infecção pelo Papiloma vírus humano é sexualmente transmissível e pode acometer homens e mulheres.

O HPV ou Papiloma Vírus Humano pode se alojar na vagina, na vulva, no colo do útero ou no reto. Na vulva, essa doença é conhecida por condiloma genital ou crista de galo; na vagina e colo do útero aparecem lesões que podem ser visíveis ou microscópicas. Alguns tipos de HPV são responsáveis por 99% dos casos de câncer de colo de útero.

O exame de prevenção de câncer do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizado anualmente e existem alterações neste exame que podem indicar a presença do vírus.

A suspeita inicial pelo exame ginecológico e/ou Papanicolau alterado, se confirmará com exames complementares como a colposcopia e a biópsia da área suspeita. Assim como a detecção do DNA do vírus através de exames especializados que são capazes de identificar quais são os subtipos de vírus e se são cancerígenos. .

A prevenção é feita por:

• Uso de preservativo
• Vacina: imuniza contra os tipos de HPV causadores de câncer. Preferencialmente, a partir de 9 anos de idade, a imunização deve realizar-se em meninas e meninos antes de iniciar a atividade sexual.

Outros Tipos de Corrimento Vaginal – Não infecciosos

Vaginites – vaginite atrófica (por falta de hormônio) da menopausa, pós-parto ou durante a amamentação. Além disso existe as vaginites alérgicas provocadas por uso de camisinha, diafragma, espermicida, creme lubrificante, absorvente externo e interno. Assim como as calcinhas de lycra, nylon entre outros tecidos sintéticos como roupas apertadas, jeans e meia-calça.

Vulvites – inflamações da parte externa dos genitais ou vulva causadas por: papel higiênico colorido ou perfumado, sabonetes perfumados ou cremosos, shampoos e condicionadores de cabelo, sabão em pó e amaciantes de roupas, detergentes, desodorantes íntimos, uso do chuveirinho como ducha vaginal.

Cervicites – inflamações do colo do útero causadas pelas mesmas origens infecciosas já detalhadas nas vaginites, pelo uso de anticoncepcionais hormonais, ectopias (popularmente conhecidas como “ferida do colo do útero”), pólipos e câncer.

Para mais informações sobre o tema siga nosso Facebook ou Instagram.

Se desejar mais informações sobre tratamentos e consultas entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.