O que é mastologia? A mastologia  é a especialidade médica que se dedica aos cuidados das glândulas mamárias. O mastologista é o médico que se dedica a cuidar de problemas relacionados com a glândula mamária, que podem ser tanto benignos quanto malignos. Ele atua principalmente na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da pacientes que apresentem […]

O que é mastologia?

A mastologia  é a especialidade médica que se dedica aos cuidados das glândulas mamárias.
O mastologista é o médico que se dedica a cuidar de problemas relacionados com a glândula mamária, que podem ser tanto benignos quanto malignos.
Ele atua principalmente na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da pacientes que apresentem alguma doença relacionada a mama.
Uma das doenças geralmente tratada pelos mastologistas é o câncer de mama, que anualmente atinge milhões de mulheres pelo mundo.
Exames de rotina
Primeiramente, as mulheres devem sempre realizar exames de rotina nas mamas com seu ginecologista de confiança. Pacientes antes dos 40 anos, podem ter dores nas mamas, bem como saída de liquido pelo mamilos, nódulos entre outras coisas. Essas alterações serão investigadas e acompanhadas pelo especialista.
A partir dos 40 anos de idade, deve-se realizar a mamografia bilateral anualmente. Antes de mais nada, quando a mulher perceber algo de diferente na mama, como por exemplo um nódulo, retração do mamilo, vermelhidão, entre outros, a mesma deve procurar um mastologista para uma avaliação mais detalhada.  Para as pacientes que estão no grupo de risco para o desenvolvimento da doença (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, radioterapia de tórax na infância, dentre outros fatores) aconselhamos procurar um mastologista o quanto antes para realizar um acompanhamento individualizado.

Como é a consulta com o mastologista?

Na consulta com o mastologista, primeiramente ele irá perguntar informações sobre sua queixa relacionada as mamas. Ele deve escutar os seus anseios, bem como suas dúvidas. Posteriormente ele faz algumas perguntas ao paciente sobre seu histórico de saúde e familiar, seus hábitos e queixas, uma espécie de entrevista para coletar informações importantes, chamada de Anamnese. Após o exame físico da mama ser realizado alguns exames complementares são pedidos para verificar se há algum problema. Esses exames são: a mamografia(principal método de diagnóstico), a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas. A partir dos resultados, pode haver a necessidade de realizar punções e biópsias para maiores conclusões.

Você leu sobre o tratamento Mastologia. Para mais informações sobre o tema siga nosso Facebook ou Instagram.

Se desejar mais informações sobre tratamentos e consultas entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.