O que é histerectomia? A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial do útero. O procedimento pode ser total (quando se retira o corpo e o colo do útero) e subtotal (quando só se retira o corpo do útero). Além disso existe o procedimento radical que é quando são retirados […]
O que é histerectomia?
A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial do útero. O procedimento pode ser total (quando se retira o corpo e o colo do útero) e subtotal (quando só se retira o corpo do útero). Além disso existe o procedimento radical que é quando são retirados o útero, as trompas, os ovários, os paramétrios, bem como os linfonodos.
Atualmente existem 4 técnicas cirúrgicas diferentes para a retirada do útero. Primeiramente é importante frisar que o procedimento mais adequado para cada caso será definido pelo médico.
Histerectomia abdominal:
Procedimento executado por meio de um corte (uma incisão) no abdômen.
Histerectomia vaginal:
É o procedimento de retirada do útero através da vagina.
Videolaparoscopia:
Cirurgia realizada por pequenos orifícios feitos no abdômen. A retirada do útero é feita por via vaginal ou pela própria incisão cirúrgica, por equipamento específico conhecido como morcelador. Este método possui vantagens sobre os outros: causa menos dor e promove melhor recuperação quando comparado à histerectomia abdominal. Quando comparamos com a histerectomia vaginal temos a vantagem de visualizar a cavidade abdominal e fazer diagnóstico de outras patologias.
Robótica:
A videolaparoscopia é realizada com o auxílio de um robô.
A cirurgia ocorre de maneira precisa e pode se utilizar em todos os casos, mas devido ao custo maior, seu uso é reservado para casos mais complexos.
Você leu sobre a especialidade Retirada do Útero (Histerectomia). Para mais informações sobre o tema siga nosso Facebook ou Instagram.
Se desejar mais informações sobre tratamentos e consultas entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.