O que é histerectomia? A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial do útero. O procedimento pode ser total (quando se retira o corpo e o colo do útero) e subtotal (quando só se retira o corpo do útero).  Além disso existe o procedimento radical que é quando são retirados […]

O que é histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial do útero. O procedimento pode ser total (quando se retira o corpo e o colo do útero) e subtotal (quando só se retira o corpo do útero).  Além disso existe o procedimento radical que é quando são retirados o útero, as trompas, os ovários, os paramétrios, bem como os linfonodos.

Atualmente existem 4 técnicas cirúrgicas diferentes para a retirada do útero. Primeiramente é importante frisar que o procedimento mais adequado para cada caso será definido pelo médico.

Histerectomia abdominal:

Procedimento executado por meio de um corte (uma incisão) no abdômen.

Histerectomia vaginal:

É o procedimento de retirada do útero através da vagina.

Videolaparoscopia:

Cirurgia realizada por pequenos orifícios feitos no abdômen. A retirada do útero é feita por via vaginal ou pela própria incisão cirúrgica, por equipamento específico conhecido como morcelador. Este método possui vantagens sobre os outros: causa menos dor e promove melhor recuperação quando comparado à histerectomia abdominal. Quando comparamos com a histerectomia vaginal temos a vantagem de visualizar a cavidade abdominal e fazer diagnóstico de outras patologias.

Robótica:

videolaparoscopia é realizada com o auxílio de um robô.

A cirurgia ocorre de maneira precisa e pode se utilizar em todos os casos, mas devido ao custo maior, seu uso é reservado para casos mais complexos.

 

Você leu sobre a especialidade Retirada do Útero (Histerectomia). Para mais informações sobre o tema siga nosso Facebook ou Instagram.

Se desejar mais informações sobre tratamentos e consultas entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.