Depois do primeiro filho, parece natural que os casais possam engravidar tranquilamente pela segunda vez. No entanto, o sucesso da primeira gestação não garante o resultado futuro – e a infertilidade secundária é mais frequente do que se imagina, especialmente na gravidez tardia. O problema acaba sendo descoberto apenas quando o casal vê frustradas as tentativas de engravidar novamente.
A dificuldade de ter uma segunda gestação pode ter causas variadas, como questões hormonais e idade mais avançada da mulher, piora no espermograma do homem e até infecções e DSTs. “Não se deve descartar a endometriose, que pode ter surgido ou se agravado após a primeira gravidez”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de infertilidade secundária é realizado a partir de investigação criteriosa, tanto da mulher quanto do homem. Além de exames direcionados para aferir a qualidade e quantidade dos óvulos e dos espermatozoides, também são solicitados exames para verificar a presença de doenças pontuais.
O tratamento varia de acordo com o diagnóstico. Em casos de endometriose e de inflamações nos ovários ou tubas, procedimentos ginecológicos tratam o problema de origem podendo resgatar a fertilidade feminina. “A endometriose não é necessariamente um impeditivo para a gravidez, pois a detecção da doença em estágio inicial garante bons resultados ao tratamento”, explica a Dra. Ana Maria. Segundo ela, a cirurgia por videolaparoscopia é a mais indicada para pacientes que desejam ter filhos, permitindo a retirada dos focos da doença através de procedimento minimamente invasivo.
Já nos casos relacionados à idade da paciente, o acompanhamento com especialistas em técnicas de reprodução assistida pode tornar realidade o sonho da maternidade. Mulheres que têm mais de 35 anos e estão tentando engravidar há mais de 12 meses não devem demorar a consultar o ginecologista, pois a partir dessa idade a curva de fertilidade começa a cair.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.