Puberdade é o processo de mudanças no qual o corpo da criança desenvolve as características da idade adulta e alcança a maturidade sexual. Às vezes, esse processo começa a acontecer mais cedo, por volta dos 8 ou 9 anos, causando transtornos para as crianças e preocupação para os pais.
“A puberdade precoce pode gerar impactos psicológicos negativos, pois há um descompasso entre o amadurecimento físico e o emocional”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “Além disso, também pode antecipar a parada do crescimento, comprometendo a estatura final do indivíduo”.
Os pais devem ficar atentos aos sinais da puberdade precoce, que costuma ser mais frequente nas meninas. “Aparecimento do broto mamário, surgimento de pelos na região pubiana e axilas e primeira menstruação antes mesmo da adolescência são sintomas da puberdade precoce”, explica a Dra. Ana Maria.
Em 80% dos casos, a puberdade precoce é classificada como central e é desencadeada pela hipófise, que começa a liberar hormônios antes da hora, estimulando a produção de estrógeno e progesterona antecipadamente. Os outros 20% dos casos são conhecidos como periféricos e estão associados à presença de cistos ovarianos, tumores nos ovários ou testículos, além de disfunções como hipotireoidismo.
Se sua filha ou filho manifestar sinais de puberdade antes da hora, é importante buscar orientação do pediatra e do endocrinologista, profissionais indicados para diagnosticar o problema. Tratamentos hormonais podem ser administrados para desacelerar o processo e evitar que a criança tenha a estatura comprometida. Em caso de puberdade precoce periférica, o tratamento varia de acordo com a causa e pode requerer acompanhamento especializado para a retirada de tumores ou cistos com indicação de intervenção cirúrgica.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.