Aleitamento materno: benefícios para mães e bebês

aleitamento materno scope gineco

Até os seis meses de vida, o único alimento que seu bebê precisa é leite materno. Rico em nutrientes, ele protege a criança de muitas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação logo ao nascer como medida para evitar a desnutrição infantil e reduzir a mortalidade neonatal no mundo.

“Até os seis meses, o bebê deve receber exclusivamente leite materno, que tem fácil digestão, sem necessidade de água, sucos ou chás”, diz a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “Depois deste período, a amamentação é complementada com outros alimentos naturais e de hábito da família”, afirma.

Quanto mais tempo seu bebê mamar no peito, melhor. O aleitamento materno deve continuar ao longo dos dois primeiros anos de vida da criança ou mais, já que os anticorpos do leite previnem contra infecções e reduzem o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além de benefícios para a saúde, amamentar fortalece o vínculo entre mãe e filho e é vital para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

As vantagens do aleitamento materno não param por aí. Amamentar ajuda a mulher a perder peso mais rapidamente e acelera a recuperação após o parto, pois o hormônio ocitocina, produzido durante a amamentação, faz com que o útero volte ao tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Em longo prazo, também reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

Para algumas mamães, amamentar pode não ser tarefa das mais fáceis. Às vezes, conforme a posição do bebê no colo, o peito dói e podem surgir rachaduras. Principalmente nos primeiros meses, quando as mamadas são frequentes e em intervalos irregulares, as mulheres acabam acreditando que seu leite é fraco, que não há alimento suficiente. A recomendação é deixar o bebê mamar na hora que quiser e até que fique satisfeito, deixando que ele esvazie uma mama para então oferecer a outra. Vale lembrar que quanto mais você amamentar, mais leite irá produzir.

Caso encontre dificuldade nas primeiras mamadas, procure orientação de profissionais da saúde, converse com seu médico e troque dicas com amigas que já tiveram filhos. Todo o esforço vale a pena para oferecer ao seu bebê o melhor alimento que ele necessita nos primeiros anos de vida.

A Scope Ginecologia Mini Invasiva cuida da saúde integral da mulher em todas as fases da vida. 

Através de técnicas mini invasivas, tratamos doenças como: Endometriose, Pólipos, Miomas, Cistos Ovarianos e muito mais.

Somos especialistas em cirurgia de video como: Videolaparoscopia, Videohisteroscopia, Cirurgia Robótica.

Para mais informações e marcar consultas, fale via whatsapp:11.99228.5875 ou via telefone: 11.3849.1818. 

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:

Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615

Share This Post

Leia também:

Miomas

Miomas e Infertilidade Feminina: entenda a relação

Miomas são tumores benignos que podem impactar a fertilidade feminina. Neste artigo, você vai entender como eles interferem na gestação, quais tipos são mais associados à infertilidade e quais exames ajudam no diagnóstico. Conheça também os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Scope Ginecologia, com foco na preservação do útero e aumento das chances de gravidez.

Pólipos

Você sabia que pólipos podem causar sangramento anormal? Saiba como tratar

Os pólipos endometriais são alterações no revestimento do útero que podem causar sangramento uterino anormal, cólicas fora do período menstrual e até dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser feito com exames como a ultrassonografia transvaginal e a videohisteroscopia diagnóstica. O tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica por videohisteroscopia, um método minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação.

Menopausa

Menopausa: o que acontece com o corpo da mulher e como passar por essa fase com saúde e bem-estar

A menopausa é uma fase natural, mas muitas vezes desafiadora na vida da mulher. Este blog explica de forma clara o que é a menopausa, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis – incluindo reposição hormonal, terapias não hormonais, videohisteroscopia e cuidados uroginecológicos. Você vai entender como identificar os sinais do climatério e como buscar apoio médico especializado para manter sua saúde e qualidade de vida nessa nova etapa. A Scope oferece acolhimento e excelência técnica, mesmo para quem não possui plano de saúde, por meio do programa Acesso Gineco.