Aparelho reprodutor feminino: conheça o seu

O aparelho reprodutor feminino é um sistema de órgãos internos e externos com funções relacionadas à reprodução, prazer, produção hormonal e ciclo menstrual. Saber como ele funciona significa libertar-se de tabus e apropriar-se de conhecimento para exercer plenamente seus direitos sexuais e reprodutivos. Conheça, abaixo, os órgãos que compõem seu aparelho reprodutor e cuide de perto da sua saúde íntima.

Ovários – São duas glândulas do tamanho de nozes que têm como funções: produzir os hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio; e produzir óvulos, que são liberados um a um durante a ovulação, em período médio de 28 dias.

Tubas uterinas – Também chamadas de trompas de Falópio, medem cerca de 10 cm e fazem a ligação dos ovários com o útero. É nas tubas que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, caso a mulher esteja em seu período fértil e não faça uso de método contraceptivo.

Útero – Com forma de pera invertida, é o órgão musculoso e oco em que o embrião vai se implantar para crescer e se desenvolver. É revestido internamente por um tecido chamado endométrio. Caso não haja fecundação, o endométrio descama e é eliminado através da menstruação.

Vagina – É o canal que liga o colo do útero ao meio externo. São suas funções: receber o pênis durante a relação sexual, permitir a saída do bebê no parto e eliminar o fluxo menstrual. Na entrada da vagina encontra-se o hímen, membrana que se rompe na primeira relação sexual com penetração.

Vulva – É o conjunto de órgãos sexuais externos da genitália feminina. Ela protege a vagina e é formada por grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, uretra e orifício vaginal. Conta com glândulas que fazem a lubrificação vaginal e está repleta de terminações nervosas, sendo responsável pelo prazer feminino.

Entender como seu sistema reprodutor funciona e ter intimidade com o próprio corpo é vital para que você viva sua sexualidade, escolha o método anticoncepcional mais adequado e se proteja contra doenças sexualmente transmissíveis. Busque informação de qualidade, desconfie de fake news e, sempre que surgirem dúvidas, peça orientação ao seu ginecologista.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Confira nossas especialidades e agende a sua consulta online ou ligue (11) 3849-1818.

0