Cauterização do útero: o que é e quais as indicações

Cauterização do útero: o que é e quais as indicações

Cauterização é um procedimento ginecológico indicado para o tratamento de lesões no colo do útero. Consiste na “queima” a laser do tecido inflamado e visa estimular sua regeneração.

Segundo a Dra. Ivani Pires de Andrade Khedi, ginecologista da Scope, lesões no colo do útero decorrem por motivos variados, como infecções ou alterações hormonais. Podem acometer mulheres de qualquer idade, sendo mais frequentes em adolescentes, adultas jovens e grávidas. “Se não tratada, a ferida pode aumentar e até evoluir para um câncer”, explica. A cauterização também é indicada para tratamento de lesões intraepiteliais provocadas pelo HPV, vírus transmitido por contato sexual e principal causador do câncer de colo de útero.

A cauterização é um procedimento simples, realizado em consultório médico, com uso de anestésico local. Para a realização, a mulher não pode estar menstruada e nem apresentar infecção. Em geral, o procedimento não costuma causar dor, mas algumas pacientes podem sentir desconforto. Na fase de recuperação, que varia de duas a quatro semanas, dependendo da cicatrização, deve-se evitar relação sexual. Eventualmente, analgésicos podem ser necessários para alívio da dor.

É importante passar por consulta ginecológica ao menos uma vez por ano, já que as lesões no colo do útero podem não apresentam sintomas e são detectadas através de exames como papanicolau e colposcopia. Diante de corrimento anormal, sangramento durante a relação sexual e dor no baixo ventre, procure seu médico.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.