Você está lendo Cerclagem Laparoscópica
Cerclagem é o procedimento que previne abortos e partos prematuros em casos raros de falha no fechamento do colo uterino. Indicado para gestantes com insuficiência istmo cervical. Aquelas cujo colo do útero não se fechou naturalmente após a implantação do feto. É uma situação que ocasiona abortos e partos prematuros.
A insuficiência istmo cervical é identificada por meio de ultrassom transvaginal e exame de toque. Segundo a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope, a cerclagem é um procedimento rápido e de baixa complexidade cujo objetivo é evitar a perda gestacional. “A cerclagem uterina é realizada entre a 12ª e a 16ª semana da gestação”, explica.
Videolaparoscopia corrige o problema da Cerclagem Laparoscópica
A cerclagem por videolaparoscopia é o método mais moderno de correção da falha uterina. Diferentemente da cirurgia tradicional, em que a sutura para fechamento do colo do útero é feita por via vaginal, na videolaparoscópica o problema é corrigido pela parte interna do útero. Por meio de pequenas incisões no abdômen é possível inserir instrumentos cirúrgicos que permitem a visualização da cavidade uterina e o tratamento do istmo.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a cerclagem videolaparoscópica provoca sangramento reduzido, o que diminui o tempo de cicatrização e o risco de infecção. “Outra vantagem é que a técnica gera uma solução permanente, já que não é necessário repetir o procedimento novamente em caso de gestação futura”, afirma a Dra. Ana Maria. Além disso, está associado à recuperação mais rápida da paciente e a um menor período de internação.
Após o procedimento, o médico poderá recomendar repouso visando assegurar que a gestação corra bem. Vale lembrar que a cerclagem não interfere no parto, que poderá ser natural ou por cesariana, dependendo das condições da paciente.
A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615