Diabetes gestacional: controle evita complicações na gravidez

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Durante a gravidez, mesmo mulheres que nunca tiveram a doença podem desenvolvê-la. Trata-se do diabetes gestacional, doença que atinge entre 2 e 4% das gestações e, se não for controlada, pode gerar complicações à saúde da gestante e do bebê.

Segundo a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope, as mudanças hormonais decorrentes da gestação podem reduzir a ação da insulina, resultando no aumento das taxas de glicose no sangue da mãe. “Se as taxas de glicose ficam persistentemente elevadas, o bebê tende a crescer mais que o normal, o que pode acarretar em parto prematuro”, explica. Além de macrossomia fetal, o bebê pode ter hipoglicemia neonatal, além de maior chance de desenvolver obesidade e diabetes futuramente.

O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer paciente grávida. No entanto, são fatores de risco: idade materna avançada, Síndrome do Ovário Policístico, ganho de peso excessivo durante a gestação, obesidade e sobrepeso, hipertensão, além de histórico familiar de diabetes e gravidez de gêmeos.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico costuma ser feito entre as 24ª e 28ª semanas, quando alterações metabólicas afetam a ação da insulina. Entre os exames que permitem detectar níveis alterados estão os de glicemia de jejum e de curva glicêmica. “O pré-natal adequado e o cuidado da gestante possibilitam uma gravidez tranquila e saudável para a mãe e o bebê”, afirma a Dra. Ana Maria.

O controle da doença é baseado em dieta balanceada, exercícios físicos regulares (quando não há contraindicação) e acompanhamento da curva glicêmica. Doces e carboidratos devem ser evitados, visando o controle da taxa de açúcar e do peso. Se essas medidas não forem suficientes, pode ser indicado o tratamento com insulina, que não faz mal para o bebê.

Após o parto, é importante que a paciente continue passando por avaliações regulares, pois o diabetes gestacional é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.