Dor, muita dor, durante e após a relação sexual. Chamada tecnicamente de dispareunia, a dor na vagina durante a penetração é um dos principais sintomas da endometriose.
Normalmente, a dor começa como um incômodo, podendo ser mais intensa no período pré-menstrual. Com o passar do tempo, ela costuma se tornar mais severa e faz com que a mulher passe a evitar as relações sexuais com o parceiro. “É um desconforto que gera angústia, afeta a autoestima e muitas vezes compromete a vida afetiva da paciente”, alerta a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope.
Além de dor e disfunção sexual, a endometriose também provoca dor pélvica e cólicas menstruais (dismenorreia) progressivas que, em casos graves, impedem as mulheres de realizar suas atividades diárias. A doença, que atinge de 5% a 15% das mulheres em idade reprodutiva, é uma reação inflamatória provocada por células do endométrio que, ao invés de serem expelidas com a menstruação, migram para a cavidade abdominal ou ovários. A progressão da inflamação causa lesões em órgãos do aparelho reprodutor feminino, prejudicando a fertilidade.
O tratamento da doença, quando diagnosticada logo no início, é medicamentoso, com anticoncepcionais ou DIU com levonogestrel. Nos casos em que provoca nódulos retrouterinos e aderências, o tratamento indicado é cirúrgico, via videolaparoscopia, procedimento minimamente invasivo que retira as lesões e permite a rápida recuperação da paciente.
Sentir dor na relação sexual não é normal. Embora a dispareunia possa ter causas diversas, tanto físicas como psicológicas, ela é um alerta de que algo não vai bem. “Se acontece repetidamente, é preciso investigar”, diz a Dra. Ivani. Conheça o seu corpo, fique atenta aos sinais que ele emite e procure seu ginecologista em caso de dores ou cólicas. A endometriose tem tratamento e o diagnóstico em estágio inicial impede a evolução da doença e garante qualidade de vida às pacientes.
A Scope Ginecologia Mini Invasiva cuida da saúde integral da mulher em todas as fases da vida.
Através de técnicas mini invasivas, tratamos doenças como: Endometriose, Pólipos, Miomas, Cistos Ovarianos e muito mais.
Somos especialistas em cirurgia de video como: Videolaparoscopia, Videohisteroscopia, Cirurgia Robótica.
Para mais informações e marcar consultas, fale via whatsapp:11.99228.5875 ou via telefone: 11.3849.1818.
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615