Endometrioma: sintomas, diagnóstico e tratamento

Endometrioma: sintomas, diagnóstico e tratamento

Endometrioma é um tipo de cisto ovariano associado à presença de endometriose profunda. Mais frequente em mulheres em idade fértil, este cisto contém em seu interior líquido sanguinolento e sempre surge acompanhado de células endometriais, que causam lesões na pelve e em órgãos do aparelho reprodutor feminino.

Os sintomas são os mesmos da endometriose, como cólicas progressivas e dor durante a relação sexual. Além de causar desconforto, a doença compromete o ovário e pode prejudicar a fertilidade feminina. “O ovário que apresenta endometrioma tende a produzir óvulos em menor quantidade e de menos qualidade”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “As chances de concepção diminuem de acordo com a evolução da doença.”

Diagnóstico e tratamento

Quanto antes o endometrioma for diagnosticado, menores as eventuais complicações. O diagnóstico é feito por meio de exames clínico e de imagem, sendo o cisto ovariano de conteúdo espesso comumente detectado por ultrassonografia transvaginal.

O tratamento medicamentoso com anticoncepcional não elimina o endometrioma, mas pode auxiliar no controle dos sintomas. Segundo a Dra. Ana Maria, o tratamento mais efetivo é a remoção cirúrgica por videolaparoscopia. “A indicação de cirurgia, porém, deve ser criteriosa, baseada na extensão da doença, na idade da paciente e seu desejo reprodutivo”, afirma.

Na cirurgia por videolaparoscopia, o médico realiza a operação através de pequenas incisões no abdômen, visualizando a área com auxílio de um instrumento dotado de microcâmera e fonte de luz. De forma minimamente invasiva, retira-se o cisto ovariano assim como as lesões da endometriose. Por visar a preservação da função ovariana, o procedimento requer precisão, devendo ser realizado por especialistas tecnicamente preparados.

A visita frequente ao médico e os exames periódicos são a melhor forma de evitar complicações ginecológicas. Quanto antes a endometriose ovariana for diagnosticada, melhores os resultados do tratamento.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.

Open chat