Menopausa: a importância dos exames ginecológicos

Menopausa: a importância dos exames ginecológicos

Não é porque a mulher parou de menstruar que pode deixar de consultar periodicamente o ginecologista. A saúde feminina requer atenção em todas as fases da vida, sendo ainda mais importante após a menopausa, quando alterações no organismo aumentam o risco de surgimento ou agravamento de doenças. A fim de que eventuais patologias ginecológicas possam ser diagnosticadas em estágio inicial, é fundamental manter em dia a agenda de exames preventivos. Conheça alguns dos exames básicos para acompanhamento na pós-menopausa, sempre com realização e periodicidade definidas pelo médico.

Mamografia

Exame de investigação radiológica que detecta lesões iniciais e permite o diagnóstico precoce do câncer de mama. É recomendado para mulheres com mais de 40 anos, devendo ser antecipado em casos com antecedente de câncer na família. Deve ser realizado a cada dois anos, ou anualmente em situações de risco (câncer de mama ou ovários em parente direto, como mães, irmãs, tias).

Papanicolau

É o exame preventivo que, por meio de análise das células retiradas do colo do útero, permite detectar precocemente este tipo de câncer. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Diante de resultados normais, deve ser repetido anualmente, sempre seguindo orientação médica.

Exames de sangue

São necessários para a análise dos níveis de colesterol e triglicerídeos, além da função renal e dosagem dos hormônios da tireoide. Deve ser realizado anualmente ou seguindo a orientação médica.

Ultrassonografia pélvica transvaginal

Permite verificar os órgãos do sistema reprodutor, como útero, ovários e trompas, e detectar a presença de miomas, pólipos e tumores. Trata-se de um exame de imagem feito por meio da introdução de aparelho no canal vaginal e deve ser realizado anualmente.

Densitometria óssea

Exame usado para avaliar a densidade dos ossos, é indicado para diagnosticar previamente a osteopenia e a osteoporose, mais incidentes na menopausa. É indicado para mulheres com mais de 65 anos ou em situações de menopausa precoce.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também:

Uncategorized

Miomas Uterinos – Saiba sobre

Os Miomas Uterinos são tumores benignos e se parecem com um caroço (nódulo). Podem ser únicos ou múltiplos. Crescem por conta dos hormônios produzidos pelos

Endometriose Imagem SCOPE
Endometriose

Endometriose perguntas frequentes

O que é a doença? A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio que ao não serem expelidas, migram de volta ao

Endometriose

Endometriose: Sintomas e Tratamentos

A endometriose é uma condição inflamatória que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando células do endométrio, que normalmente deveriam ser