Ciclo menstrual: conheça o seu !

Ciclo menstrual: conheça o seu e drible os incômodos das variações hormonais
Cólica, inchaço, desânimo para praticar atividades físicas. Quando a menstruação chega acompanhada desses sintomas, muitas mulheres acabam alterando suas rotinas. Tudo por conta dos hormônios, que sofrem variações durante o ciclo menstrual causando alterações físicas e psíquicas. Mas, afinal, você sabe o que acontece com seu corpo quando está naqueles dias?A menstruação marca o primeiro dia do ciclo menstrual, que costuma durar 28 dias. Nesta fase, as taxas de estrógeno e progesterona no organismo caem para quase zero, e sintomas como dor abdominal e cansaço podem deixar a mulher menos disposta. Além disso, o sangramento provoca perda de ferro e de outros minerais, o que em casos graves pode gerar anemia.Isso não significa, porém, que a prática de exercícios esteja proibida. “A atividade física libera endorfina, que traz sensação de bem-estar, acelera o metabolismo e melhora a qualidade do sono”, diz a Dra. Ana Maria Gagliardi, ginecologista da Scope. Assim, para quem tem um fluxo menstrual normal e não sofre com cólicas, o treino está mais do que liberado. “É importante respeitar os limites do próprio corpo e investir numa dieta rica em ferro, com folhas escuras e alimentos como feijão e lentinha”, completa.Cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos também são aliados para enfrentar numa boa o período pré-menstrual, quando a alta produção de progesterona causa os famosos efeitos da TPM, como irritabilidade, dor nas mamas e alterações de humor e apetite. Neste período, é recomendado reduzir o consumo de sal, que retêm líquido, e apostar na ingestão de água e frutas diuréticas.A hidratação, aliás, é fundamental para a saúde e beleza da pele. Nos dias que antecedem a menstruação, cabelo e pele ficam mais oleosos e podem aparecer cravos e espinhas, principalmente entre as adolescentes. Para controlar a oleosidade, reforce o hábito de limpar bem o rosto e certifique-se de usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e pele.Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para driblar os efeitos que as variações hormonais causam no nosso organismo todo mês. Anote a data da sua menstruação, acompanhe as fases do seu ciclo menstrual e converse com seu ginecologista sobre eventuais incômodos. As variações hormonais têm impactos diferentes em cada mulher e, dependendo da intensidade dos sintomas, é possível amenizar o desconforto com medicamentos ou mudança de alguns hábitos.A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.