Menopausa

Menopausa é o período de vida da mulher em que ela para de produzir hormônios e óvulos.

O que é?

A Menopausa é uma fase da vida da mulher em que os ovários param de funcionar. Isso ocorre porque todas as células que produziam hormônios e óvulos, chamadas de folículos, se esgotam. Com isso a produção de hormônios femininos, principalmente o estrógeno, reduz bastante até zerar.

A mulher nasce com aproximadamente 400 a 500 mil células germinativas(folículos) nos ovários. A partir da primeira menstruação essas células começam a ser consumidas para a produção de hormônios femininos e óvulos, visando uma possível fecundação. Isso se chama ciclo menstrual. Quando os folículos acabam, começa a menopausa, a menstruação cessa e acaba a capacidade de reprodução.

Quando ocorre a Menopausa?

Esse ciclo se inicia em torno de 45 anos e vai até 55 anos. Anos antes dessa faixa etária a mulher já começa a ter alterações no corpo e sentir alguns sintomas relacionados a Menopausa. É o período que chamamos de perimenopausa (transição da vida reprodutiva para a vida não reprodutiva), que pode ocorre desde os 40 anos.

Menopausa
Menopausa

Quais são os sintomas?

A Menopausa pode gerar sintomas como:

•  Ondas de calor no corpo sem causa específica;
•  Suores noturnos durante o sono;
•  Cansaço;
•  Alteração de Humor;
•  Depressão;
•  Dificuldade para dormir;
•  Ressecamento Vaginal;
•  Queda de Cabelo;
•  Perda da Libido.

O que a mulher deve saber?

O acompanhamento da mulher nessa fase da vida deve ser feito com muito cuidado e atenção. Exames de rotina possuem grande importância nesse momento.

Fique atenta a GSM (Síndrome Geniturinária da Menopausa), que pode gerar esses sintomas: secura, ardor e irritação na vagina; falta de lubrificação, desconforto ou dor; urgência miccional (não consegue segurar o xixi) e infecções urinárias recorrentes.

Doenças que ocorriam durante a fase reprodutiva, tendem a não aparecer mais durante e após a Menopausa. São elas: Miomas, Endometriose, Cistos de Ovário e o espessamento Endometrial. Isso ocorre pela ausência do estrógeno.

Se após a Menopausa, ocorrer o aumento do volume de um cisto, nódulo de ovário, Miomas ou aumento de espessura do Endométrio, você deve ter atenção e procurar um ginecologista de sua confiança.

A diminuição da testosterona nessa fase da Menopausa age sobre o desejo sexual da mulher e causa: diminuição da libido, adinamia, desânimo. A baixa de estrógeno diminui a lubrificação vaginal acarretando dor e desconforto, alterações na pele, sono, desânimo, baixa concentração e produtividade.

Como são feitos os tratamentos?

Se a mulher possui patologias que não são comuns durante e após a Menopausa, pode ser necessário operar. Talvez seja necessário a retirada do Mioma, Cisto de Ovário ou Endométrio.
Um dos principais tratamentos da GSM é a realização do laser íntimo. Um procedimento que estimula o colágeno contido nas paredes vaginais e ajuda na elasticidade, lubrificação e tônus muscular. É uma ótima opção para mulheres que querem aliviar os sintomas urinários, como também os desconfortos genitais de secura, dispareunia e irritação.
Existem também diversos tratamentos para a disfunção sexual na menopausa. Cada um deles deve ser realizado de forma individualizada de acordo com cada paciente, sempre respeitando sua condição clínica, física, psicológica e interpessoal.

Para se ter uma vida sexual mais saudável e prazerosa na Menopausa, os especialistas podem recomendar hormônios, lubrificantes vaginais, medicamentos, orientação de dieta, atividade física, exercícios do assoalho pélvico. Além de terapia sexual, orientação em relação a exploração de áreas erógenas.

Você leu sobre Menopausa

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615