Pólipo endometrial é uma causa comum de infertilidade. Formado pela proliferação anormal das células endometriais, esse tumor benigno se desenvolve no colo ou na parede uterina e impede a fixação do embrião no útero, dificultando os planos das mulheres que desejam engravidar. Pode acometer mulheres de todas as idades, mas a maior incidência se dá entre 40 e 50 anos, no período da menopausa. Em qualquer caso, deve ser tratado de acordo com a orientação médica.
Sintomas e diagnóstico
Ainda que estejam relacionados a sintomas como menstruação irregular e prolongada ou sangramentos fora do período menstrual, os pólipos são em sua maioria assintomáticos. Geralmente, são descobertos quando a paciente faz um ultrassom transvaginal em exames de rotina, mas seu diagnóstico preciso resulta da videohisteroscopia diagnóstica. “Por meio do histeroscópio, podemos visualizar o interior da cavidade uterina e, se necessário, recolher material para biópsia”, explica a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope. “Este exame não requer anestesia e pode ser realizado em consultório médico”, completa.
Fatores de risco
O pólipo endometrial não tem uma causa determinada, mas são fatores de risco obesidade, uso de estrógeno para reposição hormonal e uso de tamoxifeno, medicamento para tratamento de câncer de mama. Mesmo não sendo um tipo de câncer, tem potencial de malignidade de 0,5 a 1%.
Tratamento
Se antes a retirada do pólipo se dava por meio de curetagem, atualmente o padrão de tratamento é a videohisteroscopia cirúrgica, mais assertiva por permitir a visualização do interior do útero. Procedimento minimamente invasivo, não requer corte no abdômen porque a retirada do pólipo é feita com auxílio de instrumento através do canal vaginal. A anestesia aplicada é de curta duração e o período de internação é de poucas horas. A recuperação após a retirada do pólipo é rápida e a paciente pode retomar suas atividades normais em poucos dias.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.