TPM x Chocolate

Você já sentiu uma vontade incontrolável de comer doce naquele determinado período do mês e colocou a culpa na TPM (tensão pré-menstrual)? Calma, você não está sozinha. Cerca de 45% das mulheres apresentam maior compulsão por doces, principalmente chocolates, neste período.

E antes que alguém diga que a mulherada é gulosa ou descontrolada é bom que saibam que esta compulsão alimentícia tem sim fundamento científico, é a oscilação hormonal que o corpo sofre. Não que você precise se entupir de guloseimas durante a TPM, mas também não pode ser encarada como mera desculpa.

Este é um período em que nosso corpo deixa de fabricar alguns nutrientes importantes e na ânsia de recuperá-los, sentimos um maior apetite pelos alimentos como o chocolate que contém triptofano que é responsável pela produção da seratonina, o hormônio do bem estar.

O chocolate contém substâncias de efeito estimulante e até antidepressivo, que ajudam e muito no período da TPM, mas, como tudo também tem seu lado negativo o chocolate também tem suas restrições.  Se consumido em excesso causará aumento de peso, é cheio de açúcar e gordura saturada.

Se não conseguir resistir, dê preferência os amargos na margem de 70% de cacau que são ricos em flavonoides, antioxidantes aliados da saúde cardiovascular e lembrem-se exercícios físicos também podem amenizar os sintomas pré-menstruais porque liberam endorfinas, substâncias produzidas pelo próprio corpo que geram sensação de prazer.

Então ‘naqueles dias’ um chocolatinho é até permitido, mas opte sempre por uma vida saudável. Exercícios físicos e uma boa alimentação aliviam qualquer sintoma!