Videohisteroscopia Diagnóstica

Videohisteroscopia Diagnóstica é um procedimento ginecológico mini invasivo, utilizado para diagnosticar doenças que acometem o interior do útero.

O que é e como funciona?

A videohisteroscopia diagnóstica é uma endoscopia do útero, realizada no consultório sem necessidade de anestesia.

Os histeroscópios atuais são extremamente delicados e permitem realizar diagnóstico de várias doenças do interior do útero.

A imagem é precisa e de alta definição, pode- se documentar o exame através de fotos ou filme.

Para a paciente tudo se passa como se fosse um exame ginecológico, passo a passo se explica o exame e se realiza o exame, a paciente se desejar pode assistir o exame em um monitor simultaneamente à sua realização.

A dor tipo cólica pode existir, em geral fraca. Orientamos sempre a paciente que em caso de dor forte interromperemos o exame e agendaremos com anestesia em hospital. Assim sendo diminuímos a ansiedade e o receio da paciente com a possibilidade de sofrer durante o exame.

O tempo de realização deste exame em média é de 10 minutos.

Para que serve?

Esse procedimento mini invasivo permite o diagnóstico de inúmeras doenças que acometem o interior do útero, tais como: pólipos, miomas, malformações uterinas, sinéquias, câncer de endométrio, espessamentos do endométrio, sangramento uterino anormal, sangramento pós-menopausa, alterações de imagem não esclarecidas à ultrassonografia, DIUs mal posicionados.

Quais são os preparativos?

A paciente que será submetida a videohisteroscopia, não deve estar menstruada, e ou com sangramento, não estar com infecção ginecológica (corrimento – vaginite) e nem gravida.

Sempre indicamos um analgésico pré-procedimento, o que garante mais conforto a elas. Este exame não necessita de anestesia e nem jejum.

Como é o processo pós Videohisteroscopia Diagnóstica?

A videohisteroscopia diagnóstica é um procedimento ambulatorial de duração aproximada de 10 minutos.

Após o término do procedimento a paciente pode voltar às suas atividades normais.

Como o exame oferece imagem direta do interior do útero o diagnostico é imediato, exceto quando é colhido material para estudo anátomo patológico, então é necessário aguardar o resultado do material enviado ao laboratório.