Videolaparoscopia

Videolaparoscopia é um procedimento ginecológico mini invasivo utilizado para diagnosticar e operar doenças que acometem a saúde da mulher.

O que é e como funciona?

É um procedimento cirúrgico realizado em ambiente hospitalar, que demanda internação e anestesia.

Durante a cirurgia são feitos pequenos orifícios (cortes) na pele do abdômen da mulher, por onde são introduzidos instrumentos laparoscópicos que têm um diâmetro de 5mm a 10mm com através dos quais colocamos as pinças para realização da cirurgia.

Por uma incisão na região umbilical de 10 mm introduzimos com uma óptica acoplada a uma micro câmera de vídeo. As imagens captadas são transmitidas em tempo real para um monitor de altíssima resolução, permitindo uma ótima visualização das estruturas sem a necessidade de abrir a parede abdominal.

Videolaparoscopia
videolaparoscopia 2

Para que serve?

A Videolaparoscopia é utilizada para diagnosticar e tratar diversas doenças como: endometriose, dor pélvica crônica, obstrução tubária, cistos e tumores de ovários, gravidez ectópica, miomas, adenomiose, câncer, tuberculose genital, aderências genitais, prolapsos genitais, infertilidade, istmocele, entre outras.

Quais são os preparativos?

A preparação cirúrgica inclui uma avalição ginecológica, clínica e cardiológica prévias. O exame físico, os exames laboratoriais e de imagem permitem uma avaliação completa da paciente e nos fornecem dados para um diagnóstico preciso e indicação cirúrgica adequada.

Esta preparação que precede a cirurgia nos permite, minimizar riscos e prevenir complicações. É muito importante seguir as orientações e o preparo pré operatório orientados pelo médico.

Após a internação, nossos anestesistas realizam a avaliação pré anestésica. Que consiste em aplicação de questionário sobre antecedentes, medicações, cirurgias e alergias do paciente, confirmação do tempo de jejum solicitado, bem como de eventuais medicações prescritas.

Também avaliam novamente os exames e avaliação cardiológica que já haviam sido vistas pelo cirurgião anteriormente. Após esta avaliação é dada explicação em relação ao tipo de anestesia que será realizada, e também é prescrito um medicamento pré-operatório, antes do paciente ser conduzido ao Centro Cirúrgico.

Para que seja atingido o objetivo final de cirurgia livre de complicações, todos esses passos pré-operatórios devem ser respeitados. Somando- se a isso a realização da cirurgia em hospital adequado, e equipe cirúrgica altamente treinada podemos fornecer às nossas pacientes uma cirurgia segura.

Como é o processo pós Videolaparoscopia?

O processo pós-operatório da Videolaparoscopia é rápido, seguro e menos traumático que o de cirurgias convencionais. No mesmo dia do procedimento ou no dia seguinte, a paciente pode receber alta hospitalar.

Seguir à risca as orientações médicas, contribuem muito para que ocorra um bom processo de cicatrização e uma recuperação rápida com retorno as suas atividades diárias.

As vantagens da Videolaparoscopia são: dor de menor intensidade, menor taxa de infecções, menor formação de aderências, melhor visualização, melhor e mais rápida recuperação pós operatória.