Você já ficou de cama por causa de uma gripe? Teve febre e dor no corpo a ponto de ter que faltar ao trabalho? O mal-estar causado pela gripe costuma durar de 5 a 10 dias, mas às vezes a doença pode acarretar complicações ainda mais graves, como pneumonia. Para evitar que a gripe atinja você neste inverno, atente-se a algumas dicas:
- Evite lugares fechados
O fato de a gripe ser mais frequente nos meses frios do ano não tem a ver com a queda da temperatura, mas com nossa preferência por ficar em lugares fechados e pouco ventilados. A transmissão do vírus influenza, causador da gripe, acontece por via respiratória, isto é, quando inalamos partículas contaminadas em suspensão no ar. Por isso, evite aglomerações, abra portas e janelas para melhorar a circulação de ar nos ambientes e mantenha distância segura de pessoas espirrando ou tossindo.
- Mantenha as mãos limpas
Medidas de higiene são úteis para evitar a propagação do vírus da gripe. Lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar. O mesmo vale quando voltar da rua: corrimões e maçanetas de lugares públicos são superfícies potencialmente contaminadas. Além disso, procure não tocar nos olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos, evitando a contaminação por contato.
- Tenha uma alimentação balanceada
Hábitos saudáveis fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a manutenção da saúde. Dê preferência a alimentos naturais no lugar de comida industrializada, para garantir vitaminas, fibras, proteínas e minerais que nosso organismo precisa. Uma alimentação de baixo valor nutricional é porta de entrada não só para a gripe, mas para várias doenças.
- Beba água
Diferentemente do verão, costumamos esquecer de beber água no frio. Em qualquer época do ano, lembre-se de manter o corpo hidratado. Como a febre leva à perda de líquido pela transpiração, quando se está gripada recomenda-se ingerir água, além de sucos de frutas naturais como laranja e limão, que são fontes de vitamina C.
- Vacine-se
Por produzir anticorpos que fazem a defesa contra a doença, a vacina é o método mais eficaz de evitar a gripe. Como o vírus influenza é mutável, a vacina também muda todos os anos. O Ministério da Saúde já iniciou a campanha de vacinação disponibilizando a vacina trivalente – que protege contra os subtipos H1N1, H3N2 e uma Cepa B. Pela rede pública, devem ser imunizados gratuitamente idosos, gestantes, puérperas, crianças de até 5 anos, professores, indígenas e profissionais da saúde. Quem não faz parte do grupo de risco pode ter acesso à vacina na rede particular.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.