A cirurgia minimamente invasiva e suas vantagens

A cirurgia minimamente invasiva e suas vantagens

Quando se fala em cirurgia, logo pensamos nos riscos da operação e no longo período de internação. Os procedimentos minimamente invasivos, no entanto, têm ajudado a mudar essa percepção na medida em que se tornam rotineiros e se mostram comprovadamente seguros e eficientes no tratamento e diagnóstico de doenças em diversas especialidades médicas.

Diferentemente da intervenção tradicional ou aberta, que exige cortes maiores e deixa expostos órgãos internos e tecidos, a cirurgia minimamente invasiva é realizada através de orifícios naturais do corpo ou de pequenas incisões na pele. Utilizando instrumentos cirúrgicos minúsculos e técnicas avançadas de imagem, estes procedimentos com incisões limitadas provocam menos sangramento, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. Além disso, têm como benefícios ao paciente a redução da dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e o menor período de internação.

A videolaparoscopia é um tipo de cirurgia minimamente invasiva. Seu uso está consolidado para o diagnóstico e tratamento de uma série de disfunções, como endometriose, remoção de tumores e cistos de ovário, dor pélvica. A indicação varia caso a caso – e, como toda especialidade médica, é fundamental que seja realizada por profissionais experientes e com treinamento adequado.

Para o futuro, a tendência é maior precisão e menores cortes. Graças ao avanço da tecnologia na medicina, a cirurgia robótica é entendida como uma evolução da técnica minimamente invasiva, pois oferece visão tridimensional e movimentos altamente precisos ao cirurgião responsável por operar o console. Apesar de ainda ser um procedimento caro, o equipamento robótico deverá se tornar mais acessível nos próximos anos e seu uso poderá abranger uma variedade maior e mais complexa de patologias.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.

Share This Post

Leia também:

Miomas

Miomas e Infertilidade Feminina: entenda a relação

Miomas são tumores benignos que podem impactar a fertilidade feminina. Neste artigo, você vai entender como eles interferem na gestação, quais tipos são mais associados à infertilidade e quais exames ajudam no diagnóstico. Conheça também os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Scope Ginecologia, com foco na preservação do útero e aumento das chances de gravidez.

Pólipos

Você sabia que pólipos podem causar sangramento anormal? Saiba como tratar

Os pólipos endometriais são alterações no revestimento do útero que podem causar sangramento uterino anormal, cólicas fora do período menstrual e até dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser feito com exames como a ultrassonografia transvaginal e a videohisteroscopia diagnóstica. O tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica por videohisteroscopia, um método minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação.

Menopausa

Menopausa: o que acontece com o corpo da mulher e como passar por essa fase com saúde e bem-estar

A menopausa é uma fase natural, mas muitas vezes desafiadora na vida da mulher. Este blog explica de forma clara o que é a menopausa, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis – incluindo reposição hormonal, terapias não hormonais, videohisteroscopia e cuidados uroginecológicos. Você vai entender como identificar os sinais do climatério e como buscar apoio médico especializado para manter sua saúde e qualidade de vida nessa nova etapa. A Scope oferece acolhimento e excelência técnica, mesmo para quem não possui plano de saúde, por meio do programa Acesso Gineco.