A sua menstruação dura mais de 7 dias? O fluxo é tão intenso a ponto de o absorvente se encher em apenas uma hora e ter de ser trocado com maior frequência? Este quadro pode caracterizar hemorragia menstrual excessiva, um sangramento uterino anormal também chamado de menorragia.
O ciclo menstrual normal tem intervalos médios de 28 dias, variando para mais ou menos, e a duração do sangramento varia de 3 a 5 dias. Menstruações diferentes destes padrões, com duração superior a 7 dias, presença de coágulos ou perda sanguínea maior que 80 mililitros, são um sinal de alerta e devem ser comunicadas ao ginecologista.
Além de desconforto, a hemorragia menstrual gera perda excessiva de sangue podendo causar anemia. Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero.
Tratamentos
O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto. Suplementos de ferro e outros nutrientes podem ser prescritos para combater a anemia e a intervenção cirúrgica, por técnica minimamente invasiva, poderá ser indicada para o tratamento de patologias como miomas, pólipos ou tumores.
Utilizando instrumentos cirúrgicos minúsculos e técnicas avançadas de imagem, os procedimentos minimamente invasivos provocam menos sangramento que as cirurgias tradicionais, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. Além disso, têm como benefícios ao paciente a redução da dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e o menor período de internação.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.