Até os seis meses de vida, o único alimento que seu bebê precisa é leite materno. Rico em nutrientes, ele protege a criança de muitas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação logo ao nascer como medida para evitar a desnutrição infantil e reduzir a mortalidade neonatal no mundo.
“Até os seis meses, o bebê deve receber exclusivamente leite materno, que tem fácil digestão, sem necessidade de água, sucos ou chás”, diz a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “Depois deste período, a amamentação é complementada com outros alimentos naturais e de hábito da família”, afirma.
Quanto mais tempo seu bebê mamar no peito, melhor. O aleitamento materno deve continuar ao longo dos dois primeiros anos de vida da criança ou mais, já que os anticorpos do leite previnem contra infecções e reduzem o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além de benefícios para a saúde, amamentar fortalece o vínculo entre mãe e filho e é vital para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
As vantagens do aleitamento materno não param por aí. Amamentar ajuda a mulher a perder peso mais rapidamente e acelera a recuperação após o parto, pois o hormônio ocitocina, produzido durante a amamentação, faz com que o útero volte ao tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Em longo prazo, também reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.
Para algumas mamães, amamentar pode não ser tarefa das mais fáceis. Às vezes, conforme a posição do bebê no colo, o peito dói e podem surgir rachaduras. Principalmente nos primeiros meses, quando as mamadas são frequentes e em intervalos irregulares, as mulheres acabam acreditando que seu leite é fraco, que não há alimento suficiente. A recomendação é deixar o bebê mamar na hora que quiser e até que fique satisfeito, deixando que ele esvazie uma mama para então oferecer a outra. Vale lembrar que quanto mais você amamentar, mais leite irá produzir.
Caso encontre dificuldade nas primeiras mamadas, procure orientação de profissionais da saúde, converse com seu médico e troque dicas com amigas que já tiveram filhos. Todo o esforço vale a pena para oferecer ao seu bebê o melhor alimento que ele necessita nos primeiros anos de vida.
A Scope Ginecologia Mini Invasiva cuida da saúde integral da mulher em todas as fases da vida.
Através de técnicas mini invasivas, tratamos doenças como: Endometriose, Pólipos, Miomas, Cistos Ovarianos e muito mais.
Somos especialistas em cirurgia de video como: Videolaparoscopia, Videohisteroscopia, Cirurgia Robótica.
Para mais informações e marcar consultas, fale via whatsapp:11.99228.5875 ou via telefone: 11.3849.1818.
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615