Cuidados no inverno: higiene íntima evita problemas de saúde

Diante da temperatura em queda e da baixa umidade do ar, o inverno é a estação do ano em que precisamos reforçar os cuidados com a saúde. Nesta época, qualquer descuido pode boicotar nosso sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível não só a gripes e resfriados, mas também a infecção urinária, candidíase e vaginite. Confira nossas dicas para manter a imunidade alta e prevenir doenças.

Faça a higiene durante o banho

Para evitar corrimentos, coceiras e doenças no trato vaginal, não descuide da higiene durante o inverno. Apesar de suarmos menos nesta estação, manter limpa a região íntima lavando-a adequadamente no banho diário ajuda a controlar a quantidade de fungos e bactérias causadores de infecções. Evite banhos muito quentes e prefira sabonetes neutros, que mantêm o pH vaginal equilibrado.

Beba água

É natural sentirmos menos sede no inverno. No entanto, beber água é vital para manter o bom funcionamento do organismo e, além disso, prevenir problemas respiratórios e infecção urinária. Lembre-se de hidratar-se durante o dia e invista em chás para aquecer as noites frias.

Mantenha hábitos saudáveis

Frutas, legumes e verduras não devem ficar de fora do cardápio em nenhuma época do ano, pois são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes. Dietas equilibradas, com menos carboidrato e açúcar, favorecem o sistema imunológico e ajudam a combater infecções. Também é importante não deixar que o frio vire desculpa para abandonar os exercícios físicos. Portanto, se não é possível caminhar ao ar livre, procure se exercitar em ambientes fechados.

Cuidado com roupas apertadas

Primeiramente, para nos protegermos do frio, calças quentinhas tomam o lugar de saias e vestidos no inverno. E não há problema, desde que as roupas escolhidas não sejam demasiado apertadas e de materiais sintéticos – o que abafa a área íntima e aumenta o risco de infecções genitais. Alterne o jeans skinny com peças mais largas, e dê preferência às calcinhas de algodão. Em caso de corrimento, prurido ou ardência na região genital, procure imediatamente seu ginecologista. Visitas regulares ao médico são fundamentais para manter a saúde em dia.

A SCOPE Ginecologia cuida da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Tem dúvidas em relação a esse tema? Comente no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615