Depressão gestacional: como lidar

depressão gestacional scope gineco

Depressão gestacional é mais comum do que se imagina. No imaginário social, a gravidez está associada à felicidade. Fotos de gestantes lindas e sorrindo reforçam essa imagem, mas podem silenciar mulheres que lidam com um problema grave: a depressão gestacional. Medo de falhar, stress e ansiedade agravam o quadro de tristeza profunda que pode surgir mesmo quando a gravidez é desejada.

O que é Depressão?

Depressão é uma doença e, principalmente na gravidez, costuma provocar na mulher um sentimento de culpa: por que me sinto mal se meu bebê tão esperado está prestes a chegar? Por vergonha e sem entender o que sentem, muitas gestantes acabam não procurando ajuda, o que provoca mais dor e sofrimento.

Segundo a Dra. Ana Maria Gagliardi, ginecologista da Scope, as mudanças hormonais decorrentes da gestação causam um turbilhão de emoções, sendo natural a ocorrência de flutuações de humor e de sensações de cansaço, insegurança ou mesmo tristeza. “No entanto, é preciso distinguir o abatimento passageiro da depressão. Se a tristeza se prolongar por muito tempo, é importante procurar ajuda”, afirma.

Sintomas

Vontade de não sair da cama, redução da libido e sensação de pânico são sintomas da doença. Gestantes com depressão perdem o entusiasmo por atividades que costumavam fazer com prazer e têm pensamentos negativos recorrentes, incluindo os relacionados a morte e suicídio. Além disso, tendem a não seguir as orientações do pré-natal, perdem o apetite e têm mais chance de fumar ou beber, o que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

O acolhimento pela família, companheiro (a) e amigos é indispensável para enfrentar a depressão na gravidez. Os sintomas não devem ser ignorados para que o tratamento mais adequado beneficie a saúde da gestante e de seu bebê. Na presença de sintomas, confie no seu ginecologista e fale abertamente sobre seus sentimentos. Com o apoio dele e a orientação de um psiquiatra, será avaliada a necessidade de medicação e cuidados especiais. Quem fazia uso de antidepressivos antes de engravidar deve redobrar o cuidado e seguir à risca a recomendação médica.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende uma consulta: (11) 3849-1818 ou whatsapp: 11.99228.5875.

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também:

Videohisteroscopia-Diagnostica
Cirurgia Mini Invasiva

Tudo sobre Videohisteroscopia Diagnóstica

O que é a Videohisteroscopia Diagnóstica? A videohisteroscopia diagnóstica é um procedimento ginecológico que permite avaliar o interior da cavidade uterina.  Primeiramente é importante dizer

Miomas

Miomas Uterinos – Saiba sobre

Os Miomas Uterinos são tumores benignos e se parecem com um caroço (nódulo). Podem ser únicos ou múltiplos. Crescem por conta dos hormônios produzidos pelos

Endometriose Imagem SCOPE
Endometriose

Endometriose perguntas frequentes

O que é a doença? A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio que ao não serem expelidas, migram de volta ao