Descobri que tenho pólipo endometrial, e agora?

Você está lendo sobre tenho Pólipo Endometrial e agora?

O que é?

Tumor benigno originado das células do endométrio e estroma. Projetam-se para dentro da cavidade uterina, podendo ter poucos milímetros ou crescer até preencher toda cavidade endometrial.
Aparece preferencialmente em mulheres entre 40-50 anos, mas pode aparecer em qualquer época da vida da mulher. Sua prevalência na população geral é de 10-20%.

Como acontece?

Inicialmente, as causas são desconhecidas, e como fatores de risco podemos mencionar uso de estrógenos sem adição de progesterona e uso do tamoxifen (medicamento usado para tratamento do Câncer de Mama).

Características:

• Maioria assintomáticos (achado de ultrassonografia)
  •  Sangramento anormal (intermenstrual, menstruação volumosa, prolongada ou dolorosa)
  •  Sangramento pós menopausa
  •  Exteriorização de pólipos pedculados para a vagina.
  •  Infertilidade associada.

É importante fazer o diagnóstico, pois podemos confundir pólipos com câncer de endométrio, miomas submucosos, restos ovulares, DIU perdido.

E agora o que fazer se tenho pólipo?

Primeiramente, o exame a ser solicitado sempre que suspeitarmos de pólipo é a ultrassonografia transvaginal.

Mas o exame que dá o diagnóstico de certeza é a videohisteroscopia diagnóstica. Consiste de endoscopia uterina realizada em consultório, sem a necessidade de internação ou anestesia.Os endoscópios atuais (histeroscópios) são extremamente delicados e nos permitem vizualização direta da cavidade uterina, bem com a coleta de material (biópsia) quando necessário.

E agora como Tratar o pólipo?

O tratamento de escolha no momento atual é a retirada do pólipo por videohisteroscopia cirúrgica.

O procedimento é realizado com anestesia de curta duração com apenas algumas horas de internação, baixa incidência de complicações e rápido retorno às atividades.

Por fim, apesar dos pólipos possuírem baixo potencial de malignidade (0,5 -1,0 %), não se supõem sua não retirada uma vez que a videohisteroscopia cirúrgica é cirurgia mini invasiva, segura e efetiva.

A SCOPE Ginecologia cuida da saúde integral da mulher há mais de 30 anos.

Fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Você tem dúvidas em relação a esse tema? Deixe um comentário que iremos responder no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615