Hemorragia menstrual: conheça causas e tratamentos

A sua menstruação dura mais de 7 dias? O fluxo é tão intenso a ponto de o absorvente encher em apenas uma hora, demandando troca-lo com maior frequência? Este quadro pode caracterizar hemorragia menstrual excessiva, um sangramento uterino anormal também chamado de menorragia.

O ciclo menstrual normal tem intervalos médios de 28 dias, variando para mais ou menos, e a duração do sangramento varia de 3 a 5 dias. Menstruações diferentes destes padrões, com duração superior a 7 dias, presença de coágulos ou perda sanguínea maior que 80 mililitros, são sinais de alerta. Comunique um ginecologista de confiança.

Além de desconforto, a hemorragia menstrual gera perda excessiva de sangue podendo causar anemia. Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero.

Tratamentos da Hemorragia Menstrual

O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto. Suplementos de ferro e outros nutrientes são prescritos para combater a anemia. Já a intervenção cirúrgica, por técnica minimamente invasiva, poderá ser indicada para o tratamento de patologias como miomas, pólipos ou tumores.

Utilizando instrumentos cirúrgicos minúsculos e técnicas avançadas de imagem, os procedimentos minimamente invasivos provocam menos sangramento que as cirurgias tradicionais. Com isso, reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. Além disso, têm como benefícios ao paciente a redução da dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e o menor período de internação.

A SCOPE Ginecologia cuida da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Você tem dúvidas em relação a esse tema? Deixe um comentário que iremos responder no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615