Histeroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

Videohisteroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

O nome complicado pode até intimidar, mas histeroscopia diagnóstica nada mais é que o exame ginecológico indicado para investigar alterações no interior do útero da paciente. Também chamado de videohisteroscopia, ele é feito com um histeroscópio, instrumento que gera imagens de vídeo por meio de microcâmera e emissor de luz acoplados na ponta.

Para que serve o exame 

Fundamental para a saúde feminina, a histeroscopia diagnóstica possibilita a detecção precoce de diversas patologias ginecológicas. “É um procedimento simples e solicitado para verificar a presença de pólipos, miomas e aderências uterinas, assim como em casos de suspeita de infertilidade, hemorragias, abortamentos e alterações no endométrio”, afirma a Dra. Ivani Kehdi, ginecologista da Scope.

Como é feito o exame de Histeroscopia Diagnóstica

Diferentemente da cirúrgica, a histeroscopia diagnóstica normalmente não requer anestesia e pode ser realizada em consultório médico ou ambulatório, isto é, dispensa internação. Com a paciente em posição ginecológica, o histeroscópio, que mede de 1 a 4 mm de diâmetro, é introduzido pela vagina para a visualização da cavidade uterina e do canal cervical. As imagens captadas pelo instrumento são transmitidas para um monitor, permitindo que a paciente acompanhe o exame em tempo real.

Com base no resultado das imagens, o especialista pode analisar a simetria e tamanho de componentes do útero, assim como a aparência do endométrio e sinais de lesões, miomas ou pólipos. Para a realização do procedimento, a paciente não pode estar menstruada, pois o fluxo sanguíneo impede a visualização. Além disso, o exame é contraindicado para gestantes e mulheres com infecção genital.

Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a histeroscopia provoca pouco sangramento, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. A recuperação é rápida. A paciente pode voltar às atividades normais quase instantaneamente. Apenas deve evitar a prática de exercícios físicos intensos nos dois primeiros dias após a realização do exame.

A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615

Share This Post

Leia também:

Miomas

Miomas e Infertilidade Feminina: entenda a relação

Miomas são tumores benignos que podem impactar a fertilidade feminina. Neste artigo, você vai entender como eles interferem na gestação, quais tipos são mais associados à infertilidade e quais exames ajudam no diagnóstico. Conheça também os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Scope Ginecologia, com foco na preservação do útero e aumento das chances de gravidez.

Pólipos

Você sabia que pólipos podem causar sangramento anormal? Saiba como tratar

Os pólipos endometriais são alterações no revestimento do útero que podem causar sangramento uterino anormal, cólicas fora do período menstrual e até dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser feito com exames como a ultrassonografia transvaginal e a videohisteroscopia diagnóstica. O tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica por videohisteroscopia, um método minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação.

Menopausa

Menopausa: o que acontece com o corpo da mulher e como passar por essa fase com saúde e bem-estar

A menopausa é uma fase natural, mas muitas vezes desafiadora na vida da mulher. Este blog explica de forma clara o que é a menopausa, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis – incluindo reposição hormonal, terapias não hormonais, videohisteroscopia e cuidados uroginecológicos. Você vai entender como identificar os sinais do climatério e como buscar apoio médico especializado para manter sua saúde e qualidade de vida nessa nova etapa. A Scope oferece acolhimento e excelência técnica, mesmo para quem não possui plano de saúde, por meio do programa Acesso Gineco.