Por que sentimos cólica?

É inevitável, todo mês a maioria das mulheres são acometidas por uma indesejável dor na parte baixa do abdome, que acontece geralmente antes ou durante a menstruação. Dismenorréia é o nome científico da cólica, o que acontece no corpo durante o período menstrual é bem complexo.

Os órgãos reprodutivos femininos útero, ovários e trompas, sofrem alterações mensais preparando-se para uma possível gravidez.

Nessa preparação, uma camada dentro do útero chamada endométrio, responsável por receber e implantar o embrião se desenvolve ficando mais espessa.

Quando a fecundação do óvulo não ocorre, imediatamente se inicia um novo ciclo, por influencia hormonal a liberação de uma substância chamada prostaglandina, faz o útero contrair para que a camada chamada endométrio seja eliminada através da menstruação.

Estas contrações uterinas comprimem nervos e vasos sanguíneos, causando as dores no ‘pé-da-barriga’, a chamada cólica.

Esta dor na parte baixa do abdome, cólica, pode irradiar para as costas e até mesmo para os membros inferiores, dependendo da intensidade, pode haver a necessidade de ir ao pronto socorro para medicação injetável.

A cólica também pode ser companhada por outros sintomas, como náuseas, diarreia, tontura e dores de cabeça, e é mais uma vez a prostagladina a protagonista das dores, outros órgãos podem ser afetados por ela, gerando esses sintomas indesejáveis.

Vale lembrar que todo esse processo é natural do corpo feminino e é importante saber lidar com a dor sem deixar que o desconforto te impeça de realizar qualquer atividade. Hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas são grandes aliados. Se notar que a intensidade das dores aumenta com o passar dos meses é bom consultar um médico e fazer uma avaliação, cólicas intensas podem ser apenas cólicas, mas podem estar alertando, por exemplo, para uma endometriose.