Tudo o que você precisa saber sobre câncer de mama

tudo que você precisa saber sobre câncer de mama

Tudo o que você precisa saber sobre câncer de mama

Neste artigo, abordamos de forma resumida tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo. De acordo com levantamento realizado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), no ano de 2020 cerca de 2,3 milhões de casos foram diagnosticados, o que representa 24,5% de novos casos em mulheres. Além disso, o câncer de mama é a causa mais frequente de óbitos em mulheres. 

A doença ocorre quando há multiplicação desordenada de células anormais da mama, fazendo com que exista o surgimento de nódulos. Quanto mais cedo for descoberto, melhor o prognóstico e menor a chance da doença se espalhar para outros órgãos.

O câncer de mama pode se desenvolver de forma rápida ou até mesmo lentamente. Por isso, é importante se atentar aos sintomas, realizar autoexame e consultar o seu médico para a realização de uma mamografia e outros exames complementares, caso seja necessário.

Quais são as causas do câncer de mama?

O câncer de mama está relacionado a uma série de fatores, não tendo uma causa específica, visto que há fatores de risco que influenciam o seu surgimento, tais como idade e histórico genético. Outros fatores de risco que podem ser mencionados são:

  • Idade acima de 50 anos;
  • Hereditariedade;
  • Ser mulher;
  • Excesso de peso na região abdominal;
  • Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos;
  • Já ter sido diagnosticado com algum outro tipo de câncer.

Além disso, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios e atividades físicas contribuem para a manutenção de uma vida saudável e ajudam a reduzir o risco do aparecimento do câncer de mama.

Quais são os sintomas?

Embora o sintoma mais comum do câncer de mama seja o aparecimento de nódulos (massas) na região, há outros sinais da doença. Os principais sintomas são:

  • Dor na mama;
  • Inversão do mamilo, como o afundamento do bico do peito ou da mama;
  • Aparecimento de crostas ou feridas na região mamária;
  • Secreção saindo do mamilo;
  • Vermelhidão ou coceira ao redor da mama;
  • Alteração no tamanho ou forma da mama ou inchaço;
  • Surgimento de um ou mais nódulos que não diminuem de tamanho.

Ao identificar os sintomas, é de suma importância consultar um médico. Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres a partir dos 55 anos de idade, o recomendado é que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. Além disso, para mulheres com fatores de risco, a recomendação é a partir dos 35 anos de idade. Para saber qual é a frequência ideal para você, converse com um médico de sua confiança que avaliará o seu caso individualmente.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e exames de imagem, tais como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Contudo, para confirmação, é necessário realizar uma biópsia, que retira um fragmento do nódulo para análise.

No vídeo abaixo, o Dr. Ariel Brandes, mastologista da clínica Scope Ginecologia Mini Invasiva, explica sobre os sintomas e tratamentos do câncer de mama.

Você leu o artigo “Tudo o que você precisa saber sobre câncer de mama”. Para mais informações sobre o tema, siga o nosso Facebook e Instagram. Caso queira saber mais sobre tratamentos e consultas, entre em contato pelo Whatsapp.

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Open chat