Videohisteroscopia Diagnóstica: O que é e para que serve?

videohisteroscopia diagnóstica o que e

VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA: O QUE É E PARA QUE SERVE? 

Procedimentos cirúrgicos mini invasivos são amplamente utilizados na prática médica para diagnosticar e tratar patologias. Na ginecologia, um dos métodos mais utilizados é a videohisteroscopia diagnóstica, que permite a visualização da cavidade uterina e canal endocervical.

A técnica utiliza um histeroscópio com câmera acoplada que permite a visualização das regiões para identificar alterações, captando imagens em tempo real, que são transmitidas diretamente para um monitor.

QUANDO A VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA É INDICADA?

A videohisteroscopia diagnóstica é indicada para avaliar doenças intrauterinas. Além disso, é recomendada para investigar alterações de exames de imagem, como as ultrassonografias, que contribuem para o diagnóstico de lesões como pólipos, miomas e restos ovulares. Outras indicações para realização do procedimento são:

  • Sangramento uterino anormal;
  • Pesquisa de infertilidade;
  • Alterações anatômicas congênitas, tais como o septo uterino;
  • Remoção de DIU (Dispositivo Intrauterino)
  • Lesões pré-malignas ou câncer de colo uterino.

O procedimento ainda é rápido e possui sistema de internação Day Use — um dia de internação — sem cortes, com segurança e rápido retorno às atividades.

RECOMENDAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO

A videohisteroscopia diagnóstica é um procedimento relativamente simples, realizado ambulatorialmente e com baixa taxa de complicações. Para realizá-lo, é importante que a paciente não apresente sangramento ou infecções vaginais. Além disso, grávidas não devem realizar o exame.

Em alguns casos, pode haver a indicação de remédios para prevenir cólicas e desconfortos durante e após o exame.

A SCOPE É ESPECIALIZADA EM VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA

Somos a Scope, uma clínica com mais de 32 anos de atuação especializada na saúde da mulher e cirurgias ginecológicas mini invasivas, cirurgia robótica, uroginecologia e ginecologia geral. Contamos com atendimento integral, personalizado e humanizado para as nossas pacientes.

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614

Você leu o artigo “videohisteroscopia diagnóstica: o que é e para que serve?”. Para mais informações sobre o tema, siga nosso Facebook e Instagram. Caso queira saber mais sobre tratamentos e consultas, entre em contato pelo nosso whatsapp.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Open chat