Histeroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

Videohisteroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

O nome complicado pode até intimidar, mas histeroscopia diagnóstica nada mais é que o exame ginecológico indicado para investigar alterações no interior do útero da paciente. Também chamado de videohisteroscopia, ele é feito com um histeroscópio, instrumento que gera imagens de vídeo por meio de microcâmera e emissor de luz acoplados na ponta.

Para que serve o exame 

Fundamental para a saúde feminina, a histeroscopia diagnóstica possibilita a detecção precoce de diversas patologias ginecológicas. “É um procedimento simples e solicitado para verificar a presença de pólipos, miomas e aderências uterinas, assim como em casos de suspeita de infertilidade, hemorragias, abortamentos e alterações no endométrio”, afirma a Dra. Ivani Kehdi, ginecologista da Scope.

Como é feito o exame de Histeroscopia Diagnóstica

Diferentemente da cirúrgica, a histeroscopia diagnóstica normalmente não requer anestesia e pode ser realizada em consultório médico ou ambulatório, isto é, dispensa internação. Com a paciente em posição ginecológica, o histeroscópio, que mede de 1 a 4 mm de diâmetro, é introduzido pela vagina para a visualização da cavidade uterina e do canal cervical. As imagens captadas pelo instrumento são transmitidas para um monitor, permitindo que a paciente acompanhe o exame em tempo real.

Com base no resultado das imagens, o especialista pode analisar a simetria e tamanho de componentes do útero, assim como a aparência do endométrio e sinais de lesões, miomas ou pólipos. Para a realização do procedimento, a paciente não pode estar menstruada, pois o fluxo sanguíneo impede a visualização. Além disso, o exame é contraindicado para gestantes e mulheres com infecção genital.

Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a histeroscopia provoca pouco sangramento, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. A recuperação é rápida. A paciente pode voltar às atividades normais quase instantaneamente. Apenas deve evitar a prática de exercícios físicos intensos nos dois primeiros dias após a realização do exame.

A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também:

Videohisteroscopia-Diagnostica
Cirurgia Mini Invasiva

Tudo sobre Videohisteroscopia Diagnóstica

O que é a Videohisteroscopia Diagnóstica? A videohisteroscopia diagnóstica é um procedimento ginecológico que permite avaliar o interior da cavidade uterina.  Primeiramente é importante dizer

Miomas

Miomas Uterinos – Saiba sobre

Os Miomas Uterinos são tumores benignos e se parecem com um caroço (nódulo). Podem ser únicos ou múltiplos. Crescem por conta dos hormônios produzidos pelos

Endometriose Imagem SCOPE
Endometriose

Endometriose perguntas frequentes

O que é a doença? A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio que ao não serem expelidas, migram de volta ao