Cistite

Cistite é uma infecção na bexiga que se não tratada rapidamente pode afetar outros órgãos.

O que é?

Uma infecção ou inflamação na bexiga causada por bactérias na região perianal. Se não tratada rapidamente pode atingir outros órgãos do trato urinário como os rins.

Quem pode ter Cistite?

Mulheres tem mais chances de desenvolver essa doença por terem a uretra mais curta que os homens. O uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos também facilitam a contaminação da bexiga por essas bactérias. Baixa da imunidade também é um fator que pode facilitar o surgimento da cistite.

Dor causada pela Cistite
Cistite

Quais são os sintomas?

Sintomas mais comuns são:
•  Febre baixa;
•  Dores da região pélvica;
•  Ardência;
•  Queimação;
•  Vontade frequente de urinar, apesar de ser eliminada pouca urina.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito por um ginecologista/uroginecologista com base no exame que detecta a cultura urinária, e assim indica a melhor alternativa para responder a essa bactéria.

Como é feito o tratamento?

Tratada de forma clínica, com medicamentos e sob indicação e acompanhamento do seu médico de confiança.

É importante frisar que a prática de exercícios físicos regulares e uma boa alimentação ajudam a aumentar a imunidade e evitar doenças como a cistite. Assim como, uma boa higiene íntima.

Você leu sobre Cistite

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615