Cistos de Ovário

Cisto de ovário são formações preenchidas por fluído que se desenvolvem nos ovários e afetam mulheres de todas as idades.

O que é?

Cisto de ovário é uma alteração benigna do ovário. É uma membrana fininha, em forma de bolsinha, cheia de líquido dentro. Todo mês a mulher produz esses cistos que fazem parte do processo de ovulação. Mais de 80% desses são cistos foliculares, funcionais e benignos.

Alguns cistos podem crescer e merecem atenção e tratamento. Eles podem gerar sintomas, pode pesar o ovário, torcer o ovário e até mesmo comprometer a vascularização. Há também os cistos de endometriose conhecidos como: endometriomas.

Quais são os tipos de cisto de ovário?

Cisto folicular – cisto funcional, normal, gerado pelo processo de ovulação, que desaparece com o tempo e não causa sintomas e problemas para a saúde da mulher.

Cisto hemorrágico – quando a ovulação ocorre, o óvulo rompe o cisto folicular onde se encontra. Neste processo um vaso sanguíneo, pode sangrar e assim transformamos um cisto folicular em cisto hemorrágico. Isto produz dor local e difusa pelo abdome. Felizmente não é muito frequente, mas quando ocorre pode levar a paciente para o hospital devido a intensidade da dor.

Cisto dermoide (Teratoma) – cisto originado a partir de células embrionárias remanescentes no ovário. O ovário é originado à partir de um tipo de célula tronco, o ectoderma, que pode dar origem não só ao ovário, mas também a pele, gordura, dentes, cabelo, sistema nervoso. São benignos em mais de 90% das vezes, felizmente o teratoma maligno, é pouco frequente. Não é apenas cístico é chamado de cisto complexo, pois apresenta áreas líquidas e áreas sólidas.

Cisto seroso – cisto com conteúdo líquido fluido e límpido, pode atingir volumes expressivos na maioria das vezes é benigno.

Cisto mucinoso – cisto preenchido por mucina, que é um líquido espesso semelhante a uma gelatina. Pode crescer muito atingindo grandes volumes. Na maioria das vezes é benigno mas existe uma variedade mais agressiva (alto Grau). Esta variedade pode também aparecer no apêndice cecal.

Endometrioma – cisto causado pela Endometriose.

Pode ter diferentes tamanhos e estar aderido à estruturas vizinhas ao ovário como trompa, útero, ureter, intestino. Seu conteúdo é tipicamente um material denso de cor achocolatada, produzido por células de endometriose implantadas no ovário.

Cistos de Ovário

O que é SOP (Síndrome do Ovário Policístico)?

A síndrome do ovário policístico é mais comum do que se imagina. A SOP é um distúrbio funcional do ovário que acarreta alterações hormonais. Os ovários produzem hormônios de forma anômala, tem aumento de hormônios androgênicos levando muitas vezes à falta ou diminuição dos ciclos com ovulação.

Surgem diversos micro cistos na periferia dos ovários. Pode causar irregularidade menstrual (menstruações que acontecem a cada 45 ou 60 dias ou mais), acne, obesidade, pelos em excesso, oleosidade da pele e infertilidade.

Quais são os sintomas dos cistos de ovário?

Geralmente os cistos ovarianos não produzem sintomas e são encontrados durante exames físicos de rotina ou são vistos por acaso em exames de imagem realizados por outros motivos. No entanto, os seguintes sintomas podem estar presentes:

•  Dor abdominal;
•  Sangramento menstrual irregular;
•  Sensação de peso ou desconforto no abdômen inferior ou na pelve;
•  Dor pélvica durante o período menstrual que pode ser irradiada para as costas, região lombar baixa;
•  Dor ou pressão ao urinar ou ao evacuar;
•  Náuseas ou vômitos;
•  Infertilidade.

Ovário Normal e Ovário com Cistos

Como é feito o diagnóstico e o tratamento dos cistos de ovário?

O diagnóstico de todos os cistos ovarianos é feito da mesma maneira. História clínica, exame físico e Ultrassonografia pélvica e transvaginal. Com isto fazemos o diagnóstico, se precisarmos de maiores dados solicitaremos Ressonância Magnética de Pelve e marcadores tumorais.

O tratamento dos cistos funcionais em geral não é necessário, costumam desaparecer sozinhos, o controle ultrassonográfico em geral comprova sua regressão e desaparecimento. Algumas vezes podem crescer e tomar grandes dimensões ou permanecer aumentados por vários meses. Nesses casos devem ser removidos para determinar se são realmente benignos.

O cisto hemorrágico apesar de ser funcional pode levar em poucos casos a paciente para uma videolaparoscopia, quando o volume de sangue intra-abdominal é grande. Isto provoca grande desconforto e o sangramento só pode nestes casos ser estancado através da cirurgia, trata-se de uma urgência.

Os cistos serosos, mucinosos, teratomas, endometriomas podem crescer em demasia, e precisam ser retirados pois podem comprometer todo o ovário. Acabam por destruir o ovário se não forem retirados.

Não existe tratamento clínico para estes cistos, que devem ser operados e submetidos a exame anátomo patológico, para a confirmação de sua benignidade.

Por fim, felizmente infrequentes, existem os tumores malignos que podem ser císticos, sólidos ou mistos (parte sólida, parte cística).
Estes têm crescimento rápido e dão sintomas importantes como dor ou aumento do volume abdominal.

Em seu diagnóstico, utilizamos exames de sangue (marcadores tumorais), ultrassom com Doppler e ressonância nuclear magnética. A videolaparoscopia pode ser utilizada no diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cistos mencionados, incluindo os tumores malignos do ovário.

Você leu sobre Cistos de Ovário

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615