Histeroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

Histeroscopia diagnóstica: o passo a passo do exame ginecológico

O nome complicado pode até intimidar, mas histeroscopia diagnóstica nada mais é que o exame ginecológico indicado para investigar alterações no interior do útero da paciente. Também chamado de videohisteroscopia, ele é feito com um histeroscópio, instrumento que gera imagens de vídeo por meio de microcâmera e emissor de luz acoplados na ponta.

Para que serve

Fundamental para a saúde feminina, a histeroscopia diagnóstica possibilita a detecção precoce de diversas patologias ginecológicas. “É um procedimento simples e solicitado para verificar a presença de pólipos, miomas e aderências uterinas, assim como em casos de suspeita de infertilidade, hemorragias, abortamentos e alterações no endométrio”, afirma a Dra. Ivani Kehdi, ginecologista da Scope.

Como é feito o exame

Diferentemente da cirúrgica, a histeroscopia diagnóstica normalmente não requer anestesia e pode ser realizada em consultório médico ou ambulatório, isto é, dispensa internação. Com a paciente em posição ginecológica, o histeroscópio, que mede de 1 a 4 mm de diâmetro, é introduzido pela vagina para a visualização da cavidade uterina e do canal cervical. As imagens captadas pelo instrumento são transmitidas para um monitor, permitindo que a paciente acompanhe o exame em tempo real.

Com base no resultado das imagens, o especialista pode analisar a simetria e tamanho de componentes do útero, assim como a aparência do endométrio e sinais de lesões, miomas ou pólipos. Para a realização do procedimento, a paciente não pode estar menstruada, pois o fluxo sanguíneo impede a visualização. Além disso, o exame é contraindicado para gestantes e mulheres com infecção genital.

Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a histeroscopia provoca pouco sangramento, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. A recuperação é rápida: a paciente pode voltar às atividades normais quase instantaneamente, apenas evitando a prática de exercícios físicos intensos nos dois primeiros dias após a realização do exame.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.