Outubro Rosa: Previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama pode ser tratado e curado. E quanto antes o tumor for identificado, maiores as chances de sucesso do tratamento. Por isso, a campanha Outubro Rosa traz o assunto à tona todos os anos, engajando pessoas e iluminando de rosa monumentos e prédios mundo afora para aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, importante aliado no combate à doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma, e responde por 28% dos casos novos a cada ano. Pode acometer mulheres de todas as idades e sua incidência cresce progressivamente após os 40 anos. Além da idade avançada, são fatores de risco: menarca precoce, menopausa tardia, obesidade, tabagismo, reposição hormonal prolongada e histórico na família.

Para prevenir eficazmente este câncer, é necessário realizar a mamografia regularmente. Por meio deste exame de imagem é possível detectar lesões tumorais em fase inicial, antes mesmo que sejam palpáveis. A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia anualmente e, em caso de histórico familiar, o início do exame deve ser antecipado.

O primeiro sinal da doença costuma ser o aparecimento de um nódulo na mama, normalmente duro e indolor, que pode se manifestar também na região da axila. Além do caroço, também pode haver alteração na forma e tamanho dos seios, alteração na pele e secreção pelo mamilo.

É importante ficar atenta aos sintomas realizando o autoexame das mamas. Todos os meses, uma semana após o início da menstruação, a mulher deve observar e apalpar os seios, seja no banho ou em um momento confortável. Tomando este cuidado, poderá notar uma eventual alteração e procurar rapidamente seu ginecologista.

Manter um estilo de vida saudável, que inclua alimentação balanceada, também ajuda a prevenir doenças. Procure evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, e coloque a prática de exercícios físicos na sua rotina. Se estiver grávida, amamente! A amamentação traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê e ainda reduz o risco de câncer de mama.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.