Ovulação: o que é e quais são os sinais

Ovulação: o que é e quais são os sinais

Ovulação é a etapa do ciclo menstrual em que o óvulo, pronto para ser fecundado, é liberado pelo ovário e se desloca para as trompas. O processo de liberação se repete mensalmente a partir da puberdade, deixando de ocorrer apenas durante a gravidez e com a chegada da menopausa, que marca o fim da fase reprodutiva da mulher.

Conforme a ovulação se aproxima, o corpo aumenta a produção de estrogênio e de hormônio luteinizante (LH), que causa o amadurecimento do folículo e a liberação do óvulo maduro”, explica a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope. É nesta fase que o óvulo poderá ser fecundando pelo espermatozoide em caso de relação sexual desprotegida. Se não for fecundado, o óvulo e o revestimento do útero (endométrio) são expelidos na forma de menstruação, dando início a um novo ciclo.

Sinais da ovulação

O corpo dá sinais de que a mulher está ovulando. Embora nem todas percebam, a temperatura corporal sobe, a libido aumenta e a consistência da secreção vaginal se altera, ficando mais clara e fina, como a clara do ovo. Algumas mulheres sentem uma pontada na região pélvica, do lado do ovário onde o folículo que envolve o óvulo se rompeu.

Em geral, a ovulação acontece na metade do ciclo menstrual, isto é, perto do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias. A data não é exata, e pode variar principalmente em ciclos irregulares. O período fértil é o intervalo de 6 dias em que há mais chance de engravidar, e compreende os dias anteriores e posteriores à data prevista da ovulação. Vale lembrar que embora o óvulo permaneça na tuba uterina por cerca de 24 horas, os espermatozoides podem ficar ativos no trato genital feminino por mais tempo.

É importante anotar o início dos ciclos (primeiro dia de menstruação) e identificar o período fértil, principalmente se você está planejando engravidar ou se quer evitar a gravidez. E lembre-se: ciclos muito longos ou muito curtos podem indicar problemas como Síndrome do Ovário Policístico (SOP), enquanto cólica intensa e progressiva é sintoma de endometriose. Em caso de dificuldade para engravidar, alterações no ciclo menstrual ou dor na relação sexual, consulte seu ginecologista.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.

0