Aspectos sociais e emocionais da endometriose

A endometriose afeta até 15% das mulheres em idade fértil e pode acarretar impactos sociais e emocionais que não devem ser negligenciados. Um dos sintomas frequentes, a dor pélvica intensa e progressiva pode limitar atividades rotineiras, provocando afastamento do convívio social, indisposição e queda da produtividade profissional. Além da dor física crônica, associada à maior incidência de quadros de ansiedade e depressão, há culpa, insegurança e frustração.

Em paralelo está o julgamento das outras pessoas. Sem entender quão limitantes podem ser as dores pélvicas, é comum escutar de colegas de trabalho e até familiares que é normal ter cólica e que aquilo não passa de “frescura”. “A incompreensão aumenta a angústia e a sensação de solidão”, afirma Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope.

Segundo ela, é importante que na consulta médica haja acolhimento da paciente, com atendimento humanizado, conversa transparente e esclarecimento das dúvidas. “Cada caso é único, e a conduta após o diagnóstico é sempre individualizada e compartilhada com a paciente”, afirma.

A dispareunia (dor na penetração) é outro sintoma que acarreta impactos negativos, pois prejudica a vida sexual e afetiva, causa queda da autoestima e até crises conjugais. Além de fragilidade emocional, a doença costuma vir acompanhada do receio de não poder mais gerar filhos.

“A infertilidade é um fantasma, mas a endometriose não necessariamente impede a gravidez”, lembra a Dra. Ivani. O diagnóstico em estágio inicial garante melhores resultados ao tratamento, que visa a melhoria dos sintomas e a restauração da fertilidade. Dependendo do quadro clínico, da extensão das lesões e da idade da paciente, é possível engravidar normalmente. Em casos em que há comprometimento da função reprodutiva pode-se fazer uso de técnicas de reprodução assistida.

Entre as pacientes que desejam ser mães, a cirurgia por videolaparoscopia é o tratamento mais indicado. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, permite a remoção dos focos da doença e a rápida recuperação da paciente.

Se você está tendo dificuldade para engravidar ou sofrendo com cólicas progressivas, procure seu ginecologista. Com tratamento, informação e apoio psicológico é possível driblar os sintomas e voltar a ter uma vida livre de dor e sofrimento.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.