Por que a endometriose dificulta a gravidez

Uma dúvida recorrente entre mulheres que sofrem de endometriose é: posso engravidar? A preocupação é pertinente, já que a doença é uma das principais causas de infertilidade feminina. A resposta para esta questão, contudo, não é simples: a chance de engravidar naturalmente depende da idade da paciente, do grau de desenvolvimento da doença e do nível de obstrução das tubas uterinas.

“Embora possa afetar a capacidade reprodutiva, a endometriose não é um impeditivo para a gravidez”, diz a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. A apresentadora Tatá Werneck, por exemplo, engravidou recentemente mesmo sendo portadora da doença.  Mas, afinal, por que a endometriose dificulta a gravidez?

Segundo a Dra. Ana Maria, a inflamação causada pela presença de tecido endometrial fora de seu lugar normal pode afetar o funcionamento de ovários e outros órgãos do sistema reprodutor feminino. “Obstruções nas tubas acabam impedindo a chegada do espermatozoide até o óvulo, dificultando a fecundação”, explica. Além disso, um dos sintomas da endometriose é a dor na relação sexual (dispareunia), que faz com que a mulher passe a evitar a penetração.

O diagnóstico em estágio inicial garante melhores resultados ao tratamento, que visa a melhoria dos sintomas e, em caso de desejo reprodutivo, a recuperação da fertilidade. A cirurgia por videolaparoscopia para retirada dos focos da doença é o procedimento mais indicado para pacientes que querem ter filhos. Dependendo da idade da paciente e da extensão das lesões, muitas mulheres podem engravidar normalmente após o tratamento adequado; outras, por sua vez, podem se beneficiar de técnicas de reprodução assistida.

Se você está encontrando dificuldade para engravidar, fique atenta aos sintomas da endometriose e consulte seu ginecologista. É gestante ou já realizou o sonho de ter filhos após o tratamento? Conte-nos sua experiência e motive outras mulheres a enfrentarem esta doença que pode até dificultar, mas não necessariamente fecha as portas para a maternidade.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.