Câncer de colo do útero: exames auxiliam no diagnóstico precoce

O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. O combate a essa doença passa por prevenção ao papilomavírus humano (HPV) e detecção precoce por meio do papanicolau, exame que identifica a existência de lesões precursoras do câncer.

Transmitido por contato sexual desprotegido, o HPV pode provocar algumas lesões pré-neoplásicas de baixo ou alto grau que, se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem evoluir para um câncer. “Os exames ginecológicos periódicos são importantes justamente porque previnem a evolução das lesões”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.

Caso a paciente apresente anormalidades no papanicolau e colposcopia, com indícios de lesões e de formações celulares possivelmente cancerígenas, alguns exames complementares podem ser solicitados pelo médico. Um deles é a videohisteroscopia diagnóstica, procedimento que permite investigar a cavidade uterina e o canal cervical e, quando necessário, colher material para biópsia. “Trata-se de um exame complementar que auxilia tanto o diagnóstico como o acompanhamento de lesões do colo uterino”, explica a Dra. Ana Maria.

Realizado pelo ginecologista, o procedimento consiste na introdução, pela vagina, do histeroscópio, instrumento equipado com microcâmera e emissor de luz. Não requer corte no abdômen e as imagens captadas pelo aparelho são transmitidas para um monitor, possibilitando que a paciente acompanhe o exame em tempo real. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, o retorno à rotina normal é quase imediato.

Seus exames preventivos estão em dia? Para se prevenir contra o câncer de colo do útero, consulte seu ginecologista periodicamente, vacine-se contra o HPV e use preservativo em todas as relações sexuais.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.