Fibroma uterino: tumor benigno exige atenção

Fibroma uterino: tumor benigno exige atenção

Fibromas uterinos, também chamados de miomas, são tumores sólidos formados por tecido muscular. Se em seu exame de rotina foi detectado um destes tumores, não se apavore: eles são sempre benignos, ou seja, não evoluem para um câncer. No entanto, dependendo do tamanho e do lugar no útero onde se desenvolvem, podem causar incômodos e provocar infertilidade, sangramentos e abortamentos.

Estima-se que metade das mulheres em idade reprodutiva apresente um fibroma uterino. Eles aparecem nas paredes do útero, no interior deste órgão ou projetando-se para fora. Na maior parte dos casos, são assintomáticos e não geram maiores complicações. Em outros, surgem acompanhados de aumento do volume abdominal, dor pélvica e fluxo menstrual abundante, exigindo tratamento imediato. Podem também prejudicar as funções uterinas, reduzindo o potencial reprodutivo da mulher.

Segundo a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope, a escolha do tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas e o tipo e localização do tumor muscular. “Para controlar o sangramento excessivo, faz uso de anticoncepcionais hormonais”, afirma. “Em casos mais graves, é necessária a abordagem cirúrgica para a remoção do mioma ou até mesmo do útero”, completa.

Como tratar o Fibroma Uterino

A videolaparoscopia é uma técnica segura indicada para a retirada de fibromas que se desenvolvem no meio da parede uterina (intramurais) ou fora dela (subserosos). Para os que crescem dentro da cavidade uterina (submucosos), utiliza-se a videohisteroscopia. Já quando a remoção do útero é o recurso para o tratamento, a histerectomia laparoscópica, com pequenas incisões de 5 a 10 mm no abdômen, é a técnica cirúrgica menos invasiva.

Videolaparoscopia e videohisteroscopia são procedimentos minimamente invasivos. Realizadas através de orifícios naturais do corpo ou de pequenas incisões na pele. Por utilizarem instrumentos cirúrgicos minúsculos e técnicas avançadas de imagem, provocam menos sangramento, o que reduz o tempo de cicatrização e o risco de infecção. Além disso, têm como benefícios à paciente a redução da dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e o menor período de internação.

A aparição de fibromas uterinos está associada à liberação do hormônio estrógeno e tem maior incidência na população negra. A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir os níveis de estrógeno no organismo, diminuindo a chance de desenvolvimento destes tumores. Mantenha hábitos saudáveis e consulte seu ginecologista regularmente.

A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615

Share This Post

Leia também:

Miomas

Miomas e Infertilidade Feminina: entenda a relação

Miomas são tumores benignos que podem impactar a fertilidade feminina. Neste artigo, você vai entender como eles interferem na gestação, quais tipos são mais associados à infertilidade e quais exames ajudam no diagnóstico. Conheça também os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Scope Ginecologia, com foco na preservação do útero e aumento das chances de gravidez.

Pólipos

Você sabia que pólipos podem causar sangramento anormal? Saiba como tratar

Os pólipos endometriais são alterações no revestimento do útero que podem causar sangramento uterino anormal, cólicas fora do período menstrual e até dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser feito com exames como a ultrassonografia transvaginal e a videohisteroscopia diagnóstica. O tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica por videohisteroscopia, um método minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação.

Menopausa

Menopausa: o que acontece com o corpo da mulher e como passar por essa fase com saúde e bem-estar

A menopausa é uma fase natural, mas muitas vezes desafiadora na vida da mulher. Este blog explica de forma clara o que é a menopausa, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis – incluindo reposição hormonal, terapias não hormonais, videohisteroscopia e cuidados uroginecológicos. Você vai entender como identificar os sinais do climatério e como buscar apoio médico especializado para manter sua saúde e qualidade de vida nessa nova etapa. A Scope oferece acolhimento e excelência técnica, mesmo para quem não possui plano de saúde, por meio do programa Acesso Gineco.