Menarca: orientações sobre a primeira menstruação que toda adolescente deve receber

Menarca é o nome do primeiro ciclo menstrual. Por volta dos 12 anos, todas as mulheres vivenciam este episódio, que marca o início da fase reprodutiva. Para as adolescentes, é um período repleto de dúvidas; para as famílias, em especial as mães, é um momento de fortalecer o diálogo e fornecer orientações para que as meninas entendam e saibam lidar com as transformações pelas quais estão passando. “Quanto mais informação, mais segurança e cuidados as adolescentes terão com o próprio corpo na entrada da vida adulta”, diz a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope.

A primeira menstruação é um processo natural decorrente do aumento gradual de hormônios sexuais produzidos pelos ovários, e vem acompanhada por mudanças típicas da puberdade, como aumento dos seios e surgimento de pelos no púbis e nas axilas. Ela marca o início da vida fértil, isto é, o corpo da adolescente está preparado para gerar filhos caso aconteça a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide).

Ciclos irregulares e higiene íntima

No começo, os ciclos são irregulares, podendo ser espaçados ou ocorrer mais de uma vez no mesmo mês. Para controle, é importante incentivar o hábito de anotar a data e a duração em um calendário. Geralmente, o fluxo menstrual não é intenso e a adolescente não sofre com cólicas, que costumam aparecer depois de dois anos, quando o ciclo tende a se regularizar. Porém, vale alertar as meninas sobre os sintomas da TPM.

Alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde íntima durante o período menstrual, como higiene pessoal e troca regular do absorvente a cada 4 horas. Recomendação: levar sempre um absorvente na bolsa, já que o sangramento pode acontecer em um momento inesperado.

Como evitar DSTs e gravidez precoce

Assim como o corpo amadurece, os interesses das meninas também mudam nesta fase da vida. Por isso, conversas francas com adultos em quem as adolescentes confiam ajudam a esclarecer dúvidas e desmistificar tabus sobre o corpo e a sexualidade. Para evitar uma gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, é importante fornecer orientação sobre métodos contraceptivos e sobre a importância do uso do preservativo.

Atualmente, a menarca ocorre mais cedo do que no passado, sendo um bom momento para a adolescente passar por sua primeira consulta com o ginecologista. Além de explicar detalhadamente o ciclo menstrual e o sistema reprodutor feminino, o médico poderá orientar sobre métodos seguros de contracepção e prevenção das DSTs.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.

Deixe um comentário

avatar
  Assinar  
Avise-me