Perimenopausa e Qualidade de Vida

perimenopausa scope gineco

Você está lendo sobre a Perimenopausa

Você anda sentindo calores repentinos? Acorda de madrugada suada, com calafrios e palpitações? Calma! Os fogachos e suores noturnos batem à porta de quase todas as mulheres que se aproximam da menopausa e, apesar do incômodo, apenas indicam que você está entrando numa outra fase da vida.

Por volta dos 40, 45 anos de idade, tem início o processo que encerra a fase reprodutiva feminina. Durante a chamada perimenopausa (“peri”, do grego, significa “em torno de”), a produção ovariana vai diminuindo e as variações hormonais geram ciclos menstruais irregulares. Como consequência, surgem ondas de calor repentinas, distúrbios no sono, ansiedade, fadiga, alterações de humor e diminuição da libido.

“Estes sintomas clássicos estão associados ao desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários”, explica a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope. “Os calores decorrem da diminuição do nível de estrogênio, que afeta a região do cérebro responsável por regular a temperatura do organismo”, completa.

Em maior ou menor intensidade, os desconfortos físicos e emocionais da perimenopausa ainda se prolongam por mais alguns anos depois da última menstruação. A boa notícia é que podem ser minimizados com alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e controle do stress. “Manter um estilo de vida saudável é fundamental para atravessar a perimenopausa com menos desconforto e mais qualidade de vida”, lembra a Dra. Ivani.

O que fazer para melhorar a Perimenopausa

Nesta fase da vida, vale investir em atividades que relaxam e fortalecem a autoestima. Caminhadas e exercícios aeróbicos produzem sensação de bem-estar e regulam o metabolismo, melhorando a qualidade do sono e minimizando calores e alterações de humor. Para combater o sobrepeso e as gordurinhas que se acumulam na região abdominal, evite comidas gordurosas e aposte em alimentos ricos em fibras. Além disso, lembre-se de incluir leite, queijo e iogurte na dieta, que são fontes de cálcio e ajudam a prevenir a osteoporose.

Vale lembrar que você pode sim engravidar na perimenopausa. Apesar de a menstruação se tornar irregular neste período de transição, podendo não descer todos os meses, os ovários ainda não deixaram de funcionar totalmente. Na consulta com seu ginecologista, pergunte sobre métodos anticoncepcionais mais adequados e relate eventuais incômodos. Contar com apoio profissional faz toda a diferença na hora de lidar com os sintomas decorrentes da proximidade da menopausa.

A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.

Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.

Share This Post

Leia também:

Miomas

Miomas e Infertilidade Feminina: entenda a relação

Miomas são tumores benignos que podem impactar a fertilidade feminina. Neste artigo, você vai entender como eles interferem na gestação, quais tipos são mais associados à infertilidade e quais exames ajudam no diagnóstico. Conheça também os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Scope Ginecologia, com foco na preservação do útero e aumento das chances de gravidez.

Pólipos

Você sabia que pólipos podem causar sangramento anormal? Saiba como tratar

Os pólipos endometriais são alterações no revestimento do útero que podem causar sangramento uterino anormal, cólicas fora do período menstrual e até dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser feito com exames como a ultrassonografia transvaginal e a videohisteroscopia diagnóstica. O tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica por videohisteroscopia, um método minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação.

Menopausa

Menopausa: o que acontece com o corpo da mulher e como passar por essa fase com saúde e bem-estar

A menopausa é uma fase natural, mas muitas vezes desafiadora na vida da mulher. Este blog explica de forma clara o que é a menopausa, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis – incluindo reposição hormonal, terapias não hormonais, videohisteroscopia e cuidados uroginecológicos. Você vai entender como identificar os sinais do climatério e como buscar apoio médico especializado para manter sua saúde e qualidade de vida nessa nova etapa. A Scope oferece acolhimento e excelência técnica, mesmo para quem não possui plano de saúde, por meio do programa Acesso Gineco.