Sangramento fora do período menstrual é sinal de alerta

O ciclo menstrual dura em torno de 28 dias. Quando sangramentos ocorrem fora do período regular, isto é, entre uma menstruação e outra, vale acender o sinal de alerta. Às vezes, a ocorrência é pontual, como quando há mudança de anticoncepcional ou em decorrência de stress emocional. No entanto, quando os chamados “escapes” são frequentes, repetindo-se seguidamente, podem indicar DSTs ou problemas no aparelho reprodutor feminino.

Segundo a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope, inúmeros fatores podem causar sangramentos fora do período menstrual. “Sangramentos anormais podem ser sintoma de doenças como miomas, pólipos e síndrome do ovário policístico”, explica.

Para acabar com o sangramento é necessário primeiramente identificar a causa para, em seguida, realizar o tratamento adequado. Para descobrir a origem do problema, o ginecologista fará uma investigação detalhada, solicitando um papanicolau, exames de sangue e hormonais, além de um ultrassom transvaginal. Em alguns casos, também pode ser recomendada a videohisteroscopia diagnóstica, exame de imagem que permite a visualização da cavidade uterina.

Em caso de diagnóstico de síndrome do ovário policístico, pode-se tratar com terapia hormonal. Miomas e pólipos, por sua vez, podem requerer cirurgias minimamente invasivas, dependendo da gravidade do quadro e dos sintomas da paciente.

Sangramentos também podem decorrer de problemas mais graves, como câncer de colo de útero, câncer de endométrio e gravidez ectópica. DSTs como clamídia, gonorreia e doença inflamatória pélvica também podem ser a causa de sangramentos anormais.

Você já teve alguma ocorrência de sangramento fora do período menstrual? Diante de escapes recorrentes, não hesite em procurar seu médico. Alterações no ciclo precisam ser investigadas, pois quanto antes os problemas forem detectados e tratados, menor o risco de complicações.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Agende sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.

Deixe um comentário

avatar
  Assinar  
Avise-me