Ressecamento vaginal: causas e tratamentos

Ressecamento vaginal: causas e tratamentos

Você sente dor ou ardência na hora do sexo? Está percebendo a ausência de lubrificação na sua vagina? O ressecamento vaginal é mais comum do que se imagina – e, além do incômodo físico, também acaba prejudicando a qualidade de vida da mulher, afetando sua sexualidade e a autoestima.

A causa mais comum do ressecamento é a redução natural do estrogênio pelo organismo decorrente do avanço da idade. Entre outras funções, esse hormônio mantém lubrificadas as mucosas da vagina. “A queda hormonal pode provocar diminuição da libido, secura vaginal e perda da elasticidade”, explica a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope. Segundo ela, o problema é frequente na menopausa e no período de aleitamento materno, mas também pode estar ligado ao uso de alguns medicamentos ou ter origem emocional.

Para resolver o incômodo e voltar a ter uma vida sexual satisfatória, é fundamental deixar a vergonha de lado e buscar orientação médica. O ginecologista é o profissional mais indicado para identificar a causa e orientar o tratamento, ou direcionar a paciente a outros especialistas, caso necessário.

Tratamentos

Cada caso deve ser analisado de modo individualizado, pois existem vários caminhos para minimizar o desconforto causado pelo ressecamento vaginal.

Quando a secura vem acompanhada de outros sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, insônia e oscilações de humor, um tratamento possível é a reposição hormonal. “A função da reposição é corrigir o desequilíbrio hormonal que provoca os desconfortos associados à menopausa”, diz a Dra. Ivani.

Para casos associados ou não à menopausa, há hidratantes e cremes vaginais que ajudam a aumentar a lubrificação durante o contato sexual. A terapia com laser intravaginal é outra alternativa, pois pode ser indicada para estimular a produção de colágeno na região íntima, restaurando a elasticidade, a espessura e a lubrificação da parede vaginal.

Está sentindo dor, prurido ou ardor? Confie no seu ginecologista para analisar o seu caso e indicar o tratamento adequado. Consultas de rotina são essenciais para detectar a presença de infecções e manter a saúde em dia.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta online ou pelo telefone (11) 3849-1818.

Open chat